Por ataques após ‘sarrafada’ que o Botafogo levou do Palmeiras; STJD aplica punição e multa a Textor

Na noite do dia 1º de novembro de 2023, o Palmeiras aplicou uma das suas viradas homéricas contra o Botafogo que, até então, era líder do Brasileirão. Ao fim da partida, John Textor atacou CBF e árbitros.

VEJA TAMBÉM > Depois de culpar-se pela queda de Veiga, técnico do Palmeiras ganha substituto

Na 31ª rodada do Brasileirão 2023, o Palmeiras venceu o Botafogo em virada histórica no Nilton Santos, quando partiu de um placar de 3 a 0, no primeiro tempo, do, até então, líder da competição; para marcar quatro gols na etapa final e sair do Rio de Janeiro com um resultado surpreendente!

Naquela noite, no gramado do Engenhão, o empresário norte-americano John Textor, dono da SAF do Botafogo; fez acusações graves, definindo o resultado contra o Glorioso como “roubo” e, de quebra, pedindo a renúncia de Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Botafogo perdeu a liderança do Brasileirão 2023 para o Verdão na 34ª rodada, quando o Alviverde derrotou o Internacional por 3 a 0, na Arena Barueri, com gols de Zé Rafael, Endrick e Rony. Quatro confrontos depois, o Palmeiras empatou com o Cruzeiro e conquistou seu 12º Campeonato Brasileiro.

PALMEIRAS ONLINE > Após acusações contra Palmeiras, sai a decisão; John Textor é punido pelo STJD

Enquanto o Palmeiras comemorava seu título, depois de ficar na liderança do torneio Nacional por apenas quatro rodadas; John Textor avisava que iria ao STJD denunciar 18 pontos ‘irregulares’ do Palmeiras, acusando o clube paulista de ter sido favorecido por arbitragens de algumas rodadas.

O executivo referiu-se às seguintes partidas: Palmeiras 5 x 0 São Paulo, pela vigésima nona rodada do Brasileiro; Palmeiras 1 x 0 Bahia, pela trigésima rodada, e à própria virada homérica do Verdão sobre o Glorioso no Nilton Santos.

À época, Thairo Arruda, presidente do Glorioso, afirmou em entrevista à ESPN que John Textor tinha em mãos um dossiê independente, elaborado pela Good Game!, revelando que o Botafogo teria 83 pontos se “arbitragens não favorecessem o Palmeiras” e que ia apresentar o documento ao Ministério Público.

PLACAR > John Textor, do Botafogo, é suspenso por 45 dias e multado pelo STJD

Depois de sugerir favorecimento ao Palmeiras por arbitragem; Textor recebeu punição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), na tarde desta sexta-feira (26), pelo Pleno do Tribunal, que é a última instância da justiça desportiva brasileira, composto por nove auditores.

A sentença foi de suspensão de 45 dias, mais multa de R$ 100 mil pelas declarações que vem fazendo, sem provas robustas, desde o fim da temporada passada. Assim, o dirigente não poderá estar presente nas partidas do Botafogo, em casa ou como visitante.

Paralelamente ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, as acusações de John Textor estão sendo investigadas pelo Senado Federal, em Brasília, que abriu a CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas. Nesta sexta-feira (26), inclusive, a presidente do Palmeiras aceitou convite para depor à Comissão, presidida por Romário Faria (PL), e que tem Jorge Kajuru (PSB) como relator.

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube