Palmeiras empata com Cruzeiro e conquista seu 12º Campeonato Brasileiro

Palmeiras, Campeão Brasileiro 2023 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Depois de cinco rodadas na liderança do Brasileirão, em sua reta final; o Palmeiras consagrou-se campeão da competição pela 12ª vez em sua história, em empate com o Cruzeiro em 1 a 1, no Mineirão.

VÍDEO | Em Cruzeiro x Palmeiras, Endrick inaugura o marcador no ‘jogo do título’

Pela décima segunda vez, o Palmeiras sagra-se Campeão Brasileiro. Esta é a quarta vez que o Alviverde vence o principal torneio nacional na era dos pontos corridos, inaugurada há 20 anos. O primeiro título veio em 2016; dois anos depois, o bicampeonato. Ano passado, o 3º Brasileirão e agora, o quarto.

Além disso, é a primeira vez que o Verdão, na era dos pontos corridos, fatura dois títulos do Brasileiro consecutivamente. O São Paulo conquistou o tricampeonato em 2006, 2007 e 2008. Em 2013 e 2014 foi o Cruzeiro que levou dois títulos; e em 2019 e 2020, o Flamengo levantou duas taças seguidas.

O maior campeão brasileiro na era dos pontos corridos, até então, era o Corinthians, que ganhou as edições 2005, 2011, 2015 e 2017. Com o hendeca no Brasileirão, o Palmeiras iguala-se ao principal rival do Estado (ao menos foi, um dia) em conquistas da competição neste formato.

LEIA MAIS > Veja os melhores momentos do jogo do título brasileiro do Palmeiras

No Mineirão, com a presença em massa de sua torcida, que esgotou os ingressos minutos após a abertura das vendas; o Palmeiras foi a campo com Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Murilo; Mayke, Zé Rafael, Richard Ríos, Raphael Veiga e Vanderlan; Breno Lopes e Endrick.

Aos 20 minutos do primeiro tempo, Endrick aproveitou vacilo de Lucas Silva e o desarmou para, na sequência, em rebote do goleiro Rafael Cabral, chacoalhar os barbantes dos cruzeirenses que, depois disso, levaram mais riscos à meta palmeirense mas sem êxitos pelas boas defesas de Weverton.

Na verdade, o Cruzeiro ‘acordou’ ali. Antes, logo aos 8 minutos da primeira etapa, Zé Rafael desarmou o mesmo Lucas Silva, ligando Endrick. O camisa 9 invadiu a área e chutou forte bola que o arqueiro do time da casa mandou para escanteio.

LEIA MAIS > Abel Ferreira se isola como segundo treinador com mais títulos na história do Palmeiras

Após o ‘quase gol’ de um dos atletas da “geração de R$ 1 bilhão”, nomeada assim por João Paulo Sampaio, coordenador da Base; o Cruzeiro chegou com perigo em lance de Arthur Gomes que recebeu, limpou Marcos Rocha, carregou para o meio e chutou no canto para a defesa do camisa 21 Alviverde.

Houve outras duas boas chances de empate à Celeste, depois do ‘gol do título’ do Verdão. Na primeira, Bruno Rodrigues venceu os marcadores Alviverdes pelo alto, com estilo, e aplicou uma bicicleta que foi desviada para escanteio por Weverton. Na cobrança, Matheus Pereira tentou olímpico, que não rolou.

Nos minutos finais do primeiro tempo, a Raposa pressionou a defesa do Verdão em mais dois lances. No primeiro, Matheus Pereira cruzou rasteiro para Fernando Henrique que, na pequena área, desperdiçou chance clara de empate. Pereira também chutou forte para a defesa do goleiro do Verdão.

LEIA MAIS > John Textor vai ao STJD denunciar 18 pontos ‘irregulares’ do Palmeiras

O Palmeiras voltou sem alterações na etapa final, onde atuou com menor intensidade ante à apresentação do primeiro tempo, tendo melhor chance, novamente, aos 20 minutos e, outra vez, com Endrick, que não conseguiu vencer o bloqueio dos defensores mineiros.

Raphael Veiga também disputou uma linda jogada ao partir do campo de defesa, vencer dois adversários cruzeirenses e chutar forte para bela defesa de Rafael Cabral, que mandou para escanteio, desperdiçado por Gustavo Gómez.

O gol de empate do Cruzeiro, marcado por Nikão, aconteceu quando o Verdão já estava sem Endrick e Breno Lopes, substituídos por Flaco López e Artur, respectivamente. Mayke também deixou o gramado, no jogo do título, para a estreia de Estêvão no time profissional do Palmeiras.

LEIA MAIS > Palmeiras conquista 2º título consecutivo no Brasileiro e amplia hegemonia nacional

CRUZEIRO x PALMEIRAS
FICHA TÉCNICA

Competição e fase: Campeonato Brasileiro 2023; trigésima oitava rodada (última)
Local: Estádio Governador Magalhães Pinto, Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data e hora: Quarta-feira, 06 de dezembro de 2023; às 21h30 (de Brasília)

ARBITRAGEM

Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/RS)
Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (FIFA/RJ)
Assistente 2: Rafael da Silva Alves (FIFA/RS)
Quarto árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

CRUZEIRO: Rafael Cabral; William, João Marcelo, Luciano Castán e Marlon (Kaiki Bruno); Ian Luccas (Fernando Henrique), Lucas Silva (Nikão), Japa e Matheus Pereira; Bruno Rodrigues e Arthur Gomes (Robert). Técnico: Paulo Autuori.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gómez e Murilo; Mayke (Estêvão), Zé Rafael (Fabinho), Richard Ríos (Atuesta), Raphael Veiga e Vanderlan; Breno Lopes (Artur) e Endrick (López). Técnico: Abel Ferreira.

Público: 44.190 pagantes

Cartões amarelos: Lucas Silva (Cruzeiro; Richard Ríos (Palmeiras)
Gols: Endrick, aos 20′ do 1º tempo (Palmeiras); Nikão, as 34′ do 2º tempo (Cruzeiro)

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube