Botafogo diz que teria 83 pontos se “arbitragens não favorecessem o Palmeiras”

Thairo Arruda, CEO do Botafogo (Foto: Reprodução/Charla Podcast)

“Por erros de arbitragem é que o Palmeiras lidera o Brasileiro”. Isso é o que disse o CEO do Botafogo, ao afirmar que fará denúncia ao Ministério Público entregando relatório de auditoria privada.

VEJA MAIS > Jornal cearense confirma interesse de Caio Alexandre em assinar com Palmeiras

Enquanto o Palmeiras ainda comemorava seu 25º título de Campeão Paulista, o elenco do técnico Abel Ferreira estreava na Copa do Brasil contra o Tombense e, no Brasileirão, com o Cuiabá, vencidos por 4 a 2 e 2 a 1, respectivamente. Mas o foco era a segunda rodada da Libertadores, já que perdera na primeira.

Desta forma, a segunda rodada do Brasileiro o Palmeiras, no Maracanã, empatou com o Vasco em dois a dois e, na terceira, ganhou do Corinthians por 2 a 1, no Allianz Parque, dia 29 de abril, um dia antes do Botafogo assumir a liderança da competição, ao vencer o Flamengo por 3 a 2, no Maracanã.

O Glorioso estreou vencendo o São Paulo por 2 a 1, no Nilton Santos, e, na sequência, derrotou o Bahia por 2 a 1, em Salvador. A partir da vitória sobre o time da Gávea, mandante no emblemático estádio brasileiro; o time do, então, técnico Luís Castro não deixou mais a ponta da tabela até a 31ª rodada.

LEIA MAIS DO VERDÃO > Sem descanso e 2 jogos decisivos pelo Brasileirão; Veja a programação

Mesmo com a saída do português, na 12ª rodada do Brasileirão, para o Al-Nassr – time de CR7 que, nesta segunda-feira (27), deu um show de fair play que fez o árbitro cancelar pênalti a favor do seu time -, o Botafogo seguiu liderando a competição e chegou a abrir 13 pontos de vantagem sobre o vice-líder.

Porém, na trigésima quarta rodada da competição, por 3 a 0 o Palmeiras venceu o Inter e assumiu a liderança pós empate do Botafogo e derrota do Grêmio. Os cariocas ficaram na igualdade de 2 a 2 com o Bragantino, enquanto os gaúchos, em Porto Alegre, perderam para o Corinthians por 1 a 0.

A partir de então, o time de Palestra Itália não deixou mais a ponta da tabela, mesmo após a disputa da trigésima quinta rodada, a qual perdia para o Fortaleza por 2 a 1 na Arena Castelão, com um a menos, mas arrancou o empate aos 32 minutos para seguir líder do Brasileirão.

LEIA EM PORTAL DO PALESTRA > Algoz de Abel é escalado para apitar Palmeiras x América-MG

O Botafogo derreteu por sua própria incompetência. Bruno Lage, português contratado pós rescisão do compatriota Luís Castro, tirou a titularidade do goleador do time, Tiquinho Soares, que inclusive balançou as redes de Weverton na vitória do Glorioso sobre o Verdão por 1 a 0, na 12ª rodada do Brasileiro.

Lage conquistou 5 vitórias e 2 empates com até o fim do primeiro turno. No returno, empatou sem gols com o São Paulo, vencido na estreia por 2 a 1. Depois, sofreu 3 derrotas, venceu apenas um jogo e empatou outro, no Nilton Santos, em 1 a 1 com Goiás, que culminou com sua demissão, na 25ª rodada.

O clube oficializou o auxiliar Lúcio Flávio no comando interino da equipe, que venceu os dois primeiros jogos pós anúncio e empatou os dois seguintes, até perder para o Cuiabá e, na sequência, tomar a virada histórica do Palmeiras e perder para o Vasco, quando o Glorioso demitiu Flávio e contratou Tiago Nunes.

LEIA MAIS > Luan inicia transição física e Artur projeta reta final do Brasileiro: ‘não podemos tirar o pé’

No primeiro confronto sob o comando do técnico gaúcho de Santa Maria, o Botafogo, mandando o jogo em São Januário, perdeu para o Grêmio por 4 a 3. Na 34ª rodada cedeu empate para o Bragantino nos instantes finais, fato que se repetiu na última rodada, quando vencia o Santos por 1 a 0, jogando em casa com um Nilton Santos lotado, e tomou o empate no fim do jogo.

O Palmeiras permanece na ponta da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 63 pontos, por méritos próprios, assim como o Flamengo, vice-líder, alcançou o Alviverde na pontuação por sua própria capacidade e o Botafogo caiu para a 3ª posição por incompetência só dele.

Mas não há nada ganho nesta reta final do Brasileirão. O Palmeiras tem, sobre o Flamengo, um saldo de 9 gols. Ambos os times tem 18 vitórias, 9 empates e 8 derrotas no torneio. O Botafogo, que também venceu 18 rodadas e empatou 8, foi derrotado 9 vezes, até agora.

LEIA MAIS > Com Palmeiras na liderança, confira os últimos jogos dos concorrentes ao Brasileirão

Expostas evidências de que o Botafogo derreteu por ineficiência própria; ainda assim, durante evento de apresentação do Carioca 2024, o presidente do clube, Thairo Arruda, deu entrevista alegando que entregará dossiê ao Ministério Público que revela que seu time foi prejudicado por erros de árbitros.

O documento foi encomendado pelo empresário John Textor, dono da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) que controla o Botafogo, à empresa francesa Good Game, especializada em análises e checagens de lances de arbitragem como impedimentos, cartões amarelos, vermelhos e gols anulados.

De acordo com o relatório o Botafogo, hoje com 62 pontos e na 3ª colocação na tabela de classificação do Brasileirão, deveria estar na liderança, com 83 pontos, 21 a mais do que o Verdão. Segundo Arruda, os dados apresentam um “desbalanceamento dos erros, talvez um viés a favor do Palmeiras”.

LEIA EM PALMEIRAS ONLINE > Cruzeiro vence Goiás; Veja classificação do Brasileirão

“Quando você analisa os erros ponto a ponto, talvez não se enxergue isso, mas, se olhar o contexto, consegue entender que todas as vezes o favorecimento é de um lado e os erros são do outro. A arbitragem brasileira é bastante contestada, mas será que é igual para todos? Estamos percebendo que há um viés. Vamos acionar o MP para poder fazer uma denúncia formal”, acrescentou o presidente do Botafogo.

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube