Procurador-geral do STJD garante multa e Palmeiras sem Allianz Parque por atitude de torcedor

Procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) afirmou que a atitude de torcedor, durante o clássico Palmeiras x Flamengo, pode resultar em multa e perda de mando de campo ao Verdão.

VEJA TAMBÉM > Abel Ferreira diz preparar reserva para substituir titular do Palmeiras: “está no forno”

Pela terceira rodada desta edição do Campeonato Brasileiro, neste domingo (21), no Allianz Parque; Palmeiras e Flamengo fizeram um clássico repleto de faltas com 11 cartões e nem um gol. As advertências foram aplicadas a 9 jogadores e aos dois treinadores: Abel Ferreira, do Verdão, e Tite, do Rubro-Negro.

Além de tomar um cartão amarelo do árbitro Rodrigo José Pereira de Lima, o comandante do time da Gávea ainda foi submetido a um ato escroto, cometido por um torcedor do Palmeiras que, em uma demonstração de total falta de educação, cuspiu no profissional do Flamengo.

Em entrevista ao “De Primeira”, do UOL, o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Ronaldo Piacente, afirmou que o Palmeiras pode receber multa e punição com perda de mando de campo pela cusparada contra o técnico flamenguista.

ASSISTA > VÍDEO | Duelo travado e pouco futebol marcam Palmeiras e Flamengo; melhores momentos

Ao final da partida, Tite relatou o fato ao lado de César Sampaio, ídolo do Palmeiras e auxiliar técnico do Flamengo, atualmente. O treinador relembrou o trabalho frente à comissão técnica Alviverde, em 2006, quando ajudou o Verdão a se livrar do rebaixamento à Série B do Brasileirão, no ano seguinte.

“É só para essas pessoas, não é para a torcida do Palmeiras; eu estive aqui e tenho uma etapa da qual me orgulho muito. Nosso trabalho salvou o Palmeiras do rebaixamento naquela época. Tenho isso na minha memória gravado muito forte”, afirmou o ex-técnico da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022.

Tite reconheceu sua exposição por ser técnico de futebol, afirmando que “ofensas são do jogo”, mas fez uma observação: “cusparada é muito feio, cara. Eu ter que limpar minha cabeça e minha roupa é feio”; advertindo que alguns adultos não tem condição de ser exemplo às crianças que, ali, estavam.

PALMEIRAS ONLINE > Palmeiras pode ser punido, ser multado e perder mandos de campo

Para evitar as punições, a Sociedade Esportiva Palmeiras terá de identificar e denunciar o ‘estúpido’ que cometeu a nojenta agressão contra o profissional do Flamengo. Nesta segunda-feira (22), a diretoria Alviverde afirmou que já está trabalhando para buscar imagens que identifiquem o vândalo.

Para Piacente, “o Tribunal entende a cusparada como repugnante e mais grave, até, do que uma agressão física”. Na Lei desportiva, no artigo 213, a infração ocorre sobre “desordem na praça de desporto ou lançamento de objeto” e o clube pode ser punido com multa de R$ 100 mil e perda de mando de campo.

O procurador-geral do STJD disse que se o Palmeiras identificar o torcedor “não haverá nenhuma pena ao clube, ficando o mesmo excludente de responsabilidade, como está no parágrafo terceiro do artigo 213. Entretanto, caso não o identifique, terá de responder.”

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube