São Paulo e Palmeiras ficam no empate sem gols em clássico de ‘despedida’ de Endrick

Endrick, em disputa de bola em São Paulo 0 x 0 Palmeiras, pela 4ª rodada do Brasileirão 2024, no MorumBIS (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Pela quarta rodada do Brasileirão, São Paulo x Palmeiras terminou empatado em 0 a 0, em um Choque-Rei que, provavelmente, pode ter sido o clássico de despedida de Endrick, em caso de convocação.

VEJA TAMBÉM > Jornalista revela disputa do Palmeiras com Grupo City por atacante de 20 anos

São Paulo x Palmeiras se enfrentaram, na noite desta segunda-feira (29), no MorumBIS, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. Os anfitriões vinham de 3 vitórias e 2 derrotas nos últimos cinco jogos. Já a equipe visitante chegou à casa Tricolor com as mesmas 3 vitórias, 1 empate e uma derrota.

A delegação do Verdão foi recebida por Carlos Belmonte, que se desculpou com Abel Ferreira, a quem o dirigente Tricolor chamou de “português de merda” no último Choque-Rei, quando o Palmeiras manteve a invencibilidade ao garantir empate com o São Paulo, no MorumBIS, pelo Paulistão.

Sobre a atitude do diretor Tricolor, Abel Ferreira disse: “Desculpas aceitas; isso é o mais importante. Qualquer instituição é maior do que qualquer personalidade. Fica uma boa imagem para o que deve ser o futebol. Não somos perfeitos, cometemos erros e nada melhor do que reconhece-los. Uma bela atitude”.

PALMEIRAS ONLINE > VÍDEO | Diretor do São Paulo abraça Abel Ferreira e pede desculpas

Para o terceiro Choque-Rei do ano, o técnico Abel Ferreira escalou o Palmeiras com Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga; Estêvão, Endrick e Flaco López. Zé Rafael seguiu como desfalque entre os titulares, recuperando-se de uma lombalgia.

A surpresa na escalação Alviverde ficou por conta da presença de Estêvão, de 17 anos, entre os titulares do Palmeiras, uma aposta de Abel Ferreira para desestabilizar as linhas do Tricolor, que escalou seu time em esquema com três zagueiros.

O camisa 41 também foi titular em outros 2 jogos, na temporada: na vitória por 3 a 1 contra o Liverpool-URU, pela Libertadores, no Allianz Parque, em São Paulo (SP); e no triunfo sobre o Vitória por 1 a 0, na estreia do Campeonato Brasileiro, no Barradão, em Salvador (BA).

GLOBO ESPORTE > VÍDEO | Belmonte e Abel selam a paz e se abraçam antes de clássico

Em partidas pelo Campeonato Brasileiro, até a disputa da quarta rodada desta edição, o Palmeiras enfrentou o São Paulo com retrospecto favorável há sete anos na casa Tricolor, já que a última vitória dos donos do MorumBIS contra o Verdão aconteceu em maio de 2017.

O JOGO

PRIMEIRO TEMPO

Aos 3 minutos do início do duelo, Estêvão recebeu, próximo da área do arqueiro Rafael, do São Paulo, carregou para o meio e bateu para o bloqueio de Alan Franco. Na sequência, Marcos Rocha efetuou bom desarme em André Silva, impedindo o ataque Tricolor de seguir em direção à meta de Weverton.

Na marca dos 7 minutos, Rafael afastou cobrança de falta de Raphael Veiga com um soco. Dois minutos mais tarde, após escanteio batido pelo camisa 23 Alviverde, a defesa Tricolor afastou mas Piquerez ficou com o rebote e bateu de longe. A bola desviou e sobrou para Veiga, mas o meia estava em impedimento.

TERRA > Carlos Belmonte se reencontra com Abel Ferreira e pede desculpas por confusão

O clássico seguiu sem fortes emoções até os 25 minutos, quando Alan Franco quase abriu o placar, involuntariamente, após a bola desviar nele em batida cruzada de Bobadilla, depois de cobrança de escanteio. Dois minutos mais tarde foi a vez de Gómez, que cabeceou forte para Rafael defender.

Na marca dos 30 minutos, em cobrança de falta batida por Piquerez, a bola explodiu na barreira Tricolor e voltou para o campo, sendo afastado o perigo pelos defensores são-paulinos. Aos 32 minutos, Luciano cabeceou para a linha de fundo, sem risco à meta de Weverton.

Outro susto no Palmeiras foi dado por Arboleda, na marca dos 40 minutos, quando o zagueiro cabeceou bola levantada para a área por Alisson e, no rebote, chutou forte, mas para fora. O duelo seguiu com poucas chances, mal finalizadas, por ambas as equipes até o intervalo.

ESPN > São Paulo x Palmeiras tem drone com a letra ‘B’ sobrevoando MorumBIS em provocação

SEGUNDO TEMPO

O São Paulo finalizou 6 vezes contra 3 do Palmeiras, no primeiro tempo. A posse de bola mostrou o equilíbrio do Choque-Rei: 51% para os anfitriões e 49% para os visitantes. Em precisão de passes, as estatísticas foram de 82% para o Tricolor e 79% para o Verdão.

Nas faltas, o time do MorumBIS cometeu 7, enquanto o de Parque Antarctica fez 9. Houve dois impedimentos, apenas para o Alviverde, e nos desarmes e escanteios os números foram 10 a 6 e 4 a 3, respectivamente.

O Palmeiras voltou para a segunda etapa sem alterações e logo no início, em boa jogada pela direita, Flaco López invadiu a área do São Paulo, tocando para Endrick, de frente para o gol de Rafael. Sem conseguir dominar a bola, o atacante finalizou contra a marcação do Tricolor.

GAZETA ESPORTIVA > São Paulo e Palmeiras empatam no Morumbis em último clássico de Endrick

Aos 3 minutos, Piquerez chutou para fora, de dentro da área são-paulina. Em seguida, novamente o uruguaio desperdiçou boa chance, após Murilo levantar para a meta do time da casa. Flaco López ajeitou, de cabeça, mas o lateral-esquerdo, mais uma vez, bateu para a linha de fundo.

Estêvão tentou marcar duas vezes, aos 4 minutos e em ambas as chances, foi bloqueado pela defesa do São Paulo, dentro da área. No minuto seguinte, Raphael Veiga finalizou errado após ataque do Palmeiras contra a meta de Rafael.

Aos 9 minutos, Abel Ferreira tirou Flaco López de campo e, em sua vaga, colocou Lázaro, autor do gol de empate na vitória do Palmeiras contra o Independiente del Valle, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O camisa 17, um minuto após estar em campo, quase marcou, mas Alisson afastou.

PLACAR > São Paulo e Palmeiras empatam em Choque-Rei truncado pelo Brasileirão

No decorrer do segundo tempo, após trocar López por Lázaro, o técnico do Palmeiras colocou em campo Luis Guilherme, Rony, Mayke e Vanderlan, que substituíram, respectivamente, Estêvão, Endrick, Marcos Rocha e Piquerez. No entanto, o terceiro Choque-Rei da temporada terminou empatado sem gols.

O resultado deixou o Palmeiras na 12ª colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro com 5 pontos em 1 vitória, dois empates e uma derrota. O próximo compromisso do Verdão será quinta-feira (2), no confronto com o Botafogo-SP pela Copa do Brasil, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque.

SÃO PAULO 0 X 0 PALMEIRAS
FICHA TÉCNICA

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO x PALMEIRAS

Competição e fase: Campeonato Brasileiro 2024; quarta rodada
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo, MorumBIS, zona sul da capital paulista
Data e hora: Segunda-feira, 29 de abril de 2024; às 20h (de Brasília)

ARBITRAGEM

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Assistente 1: Bruno Raphael Pires (FIFA/GO)
Assistente 2: Luanderson Lima dos Santos (FIFA/BA)
VAR: Wagner Reway (FIFA/ES)

Público: 55.694 torcedores.
Renda: R$ 3.444.111,00

Cartões amarelos: Diego Costa, Igor Vinícius, Jonathan Calleri, Michel Araújo, Carlos Gruezo – auxiliar técnico (São Paulo); Gustavo Gómez, Endrick, Murilo, Abel Ferreira e João Martins – auxiliar técnico (Palmeiras)

SÃO PAULO: Rafael; Diego Costa, Arboleda e Alan Franco; Igor Vinícius, Alisson, Bobadilla, Luciano (James Rodríguez) e Welington (Michel Araújo); André Silva (Ferreirinha) e Calleri. Técnico: Luis Zubeldía

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Vanderlan); Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga; Estêvão (Luis Guilherme), Endrick (Rony) e Flaco López (Lázaro). Técnico: Abel Ferreira

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube