Mesmo em desvantagem no placar, Palmeiras tem retrospecto favorável contra o Santos; confira

Richard Ríos em Santos 1 x 0 Palmeiras pelo jogo de ida da final do Paulistão 2024 (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Palmeiras e Santos farão a decisão do Paulistão 2024 às 18h (de Brasília) deste domingo (7), no Allianz Parque; com os visitantes jogando por empate. No entanto, o Verdão leva a melhor no retrospecto.

VEJA TAMBÉM > Palmeiras, São Paulo e Fortaleza processarão John Textor, criminalmente

No último domingo (31), na Vila Belmiro; o Santos garantiu vitória modesta contra o Palmeiras, por 1 a 0, no jogo de ida da final do Campeonato Paulista 2024, com gol de Rómulo Otero, de cabeça, marcado nos acréscimos do primeiro tempo do segundo Clássico da Saudade da temporada.

Pela terceira rodada do Paulistão, no Allianz Parque, o Verdão derrotou o Peixe por 2 a 1, com gols de Raphael Veiga e Flaco López, pelo time da casa, e de Rómulo Otero, pelos visitantes. O primeiro clássico do ano entre as equipes foi marcado pela interdição da casa Alviverde para a troca do seu gramado.

Àquela altura, o Palmeiras vencia seu segundo jogo nesta edição do Estadual, depois de estrear na temporada empatando com o Novorizontino em 1 a 1, na primeira rodada da competição, e derrotar a Inter de Limeira por 3 a 2, pela primeira vez jogando no Palestra Itália, nesta temporada.

PALMEIRAS ONLINE > Abel e comissão do Palmeiras tem preocupação para final no Allianz Parque

Das 12 rodadas da fase de grupos do Paulistão o Palmeiras venceu 8 e empatou as 4 demais, encerrando a participação de forma invicta e com a melhor campanha, liderando a classificação geral do campeonato com 28 pontos, três a mais do que o Santos, adversário da final do torneio.

Quando recebeu a Ponte Preta pelas quartas de final do Campeonato Paulista, o Palmeiras massacrou a Macaca com um placar de 5 a 1, com direito a hat-trick de Flaco López, líder isolado na artilharia da competição com 10 gols marcados.

Na sequência, pela semifinal do Estadual, o Palmeiras enfrentou o Novorizontino com casa cheia e o primeiro finalista do Paulistão já definido; na noite anterior, o Santos havia eliminado o Bragantino, na Vila Belmiro. Contra o Tigre do Vale, Endrick marcou e o Verdão venceu por 1 a 0.

LANCE! > Palmeiras x Santos: onde assistir, horário e escalações da final do Paulistão

A primeira derrota nesta edição do Campeonato Paulista o Palmeiras sofreu no último domingo (31), pelo jogo de ida da final do certame. Naquela noite, o Santos venceu diante de 16 mil torcedores na Vila Belmiro; agora, tem a missão de suportar o Palmeiras com 40 mil Alviverdes, no Allianz Parque.

Esta será a 8ª vez que as equipes disputarão um título em toda a sua história, com vantagem para o Palmeiras, que tem um troféu a mais do que o Santos; 4 contra 3, tendo sido o vencedor do Torneio Início de 1942, do Paulistão de 1959, da Copa do Brasil de 2015 e da Libertadores de 2020.

Nos anos de 1927, 1947 e 1996, o Alviverde ficou com a taça do Paulistão, disputado por pontos corridos, sobre o Alvinegro praiano, que também é o clube que o Palmeiras mais venceu, na história, 151 vezes; e o que mais levou gols do Verdão, 586. Além disso, o Peixe tem 42 vitórias a menos do que o Verdão.

GAZETA ESPORTIVA > Em desvantagem contra Santos, Palmeiras venceu 6 de 7 finais no Allianz

Entre os quatro principais clubes do Estado de São Paulo, o Palmeiras é o que mais venceu; foram 402 títulos, contra 400 do Corinthians, 352 do São Paulo e 332 do Santos.

A final deste domingo (7) é a 14ª que o Palmeiras disputa, desde agosto de 2020, quando venceu o Paulistão daquele ano sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo, sobre o Corinthians. No período foram 3 títulos Paulista (2020, 2022 e 2023), 1 Copa do Brasil (2020), 2 Libertadores (2020 e 2021), 1 *Recopa Sul-Americana (2022), 2 Brasileirão (2022 e 2023) e 1 *Supercopa do Brasil (2023).

(*) Torneio disputados em jogos únicos.

Se o Santos tem a vantagem de jogar pelo empate para sagrar-se Campeão Paulista; o Palmeiras tem a força de sua torcida no Allianz Parque. De sete finais que disputou em casa desde sua inauguração, em 2014, o Alviverde venceu 6, perdendo apenas o Paulistão 2018, para o Corinthians.

ESPN > Palmeiras x Santos: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações da final do Paulistão

Palmeiras e Santos já se enfrentaram em 351 oportunidades. Destas, o Verdão venceu 151 vezes, contra 108 vitórias do Peixe e outros 92 empates. Em gols contra a equipe santista, o Alviverde marcou 586, tendo sofrido 487, 99 gols a menos. Em disputas pelo Paulistão, o Verdão tem melhores números, vencendo mais vezes do que o Alvinegro praiano: 97 vitórias, 45 empates e 55 derrotas.

No Allianz Parque, as equipes já se enfrentaram em 14 momentos, com 10 vitórias do Palmeiras, 3 empates e apenas uma vitória do Santos.

Palmeiras e Santos se enfrentam às 18h (de Brasília) deste domingo (7), no Allianz Parque, pelo jogo de volta da final do Campeonato Paulista 2024; com transmissão AO VIVO em TV aberta pela Record TV, pelo YouTube, através do canal CazéTV, gratuitamente, e pelo streaming Paulistão Play.

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube