Possível título no Paulistão pode fazer Palmeiras atingir marca que não se repete desde 1934

Elenco do Palmeiras, então Palestra Itália, em 1934 Aymoré; Carnera e Junqueira; Zezé Moreira, Dula e Tuffy; Álvaro, Elísio Gabardo, Romeu Pellicciari (Gutierrez), Lara e Vicente. Técnico Humberto Cabelli (Foto: Reprodução/Palmeiras)

Líder na classificação geral do Paulistão, com 28 pontos; o Palmeiras, mais uma vez, chega às quartas de final do estadual com a melhor campanha na fase de Grupos, encaminhando-se a repetir feito há 90 anos.

VEJA TAMBÉM > Balanço do Palmeiras é aprovado, por unanimidade, com queda em patrocínio

Quando disputou a 10ª rodada da fase de Grupos desta edição do Campeonato Paulista; de virada, o Palmeiras venceu o Mirassol e se classificou à fase mata-mata com antecedência, graças à derrota do Água Santa para o Novorizontino.

No último sábado (9), na última rodada da fase de Grupos, depois de 7 vitórias e 4 empates; o Palmeiras venceu o Botafogo-SP e consolidou a melhor campanha, na primeira etapa da competição, atingindo a 8ª vitória e mantendo-se na ponta da classificação geral do torneio com 28 pontos.

Não é a primeira vez que o Palmeiras apresenta a melhor campanha no período inicial do Campeonato Paulista. Foi assim nos anos de 2017, 2018, 2022, 2023 e 2024; sendo que o time de Palestra Itália, nos anos de 2022 e 2023, sagrou-se campeão da competição estadual.

LEIA MAIS > Palmeiras vai formalizar denúncia criminal contra dirigente estrangeiro

Nesta temporada, o time comandado pelo técnico Abel Ferreira bateu marca da equipe dirigida por Roger Machado, em 2018, quando destacou-se com o melhor ataque na fase de Grupos do Paulistão, com 19 gols. No sábado, na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, o Palmeiras chegou a 20 gols.

Em caso de conquista do terceiro título estadual consecutivo, o Verdão vai igualar feito que aconteceu uma única vez, em toda a história da Sociedade Esportiva Palmeiras, entre os anos de 1932 e 1934.

O time de Palestra Itália é o único que termina a fase de Grupos sem derrota desde 2021, quando perdeu para a Inter de Limeira por 1 a 0, dia 29 de abril, no Allianz Parque. A partir daquela quinta-feira, o Palmeiras disputou 39 jogos no estadual; destes, venceu 28 e empatou outras 11 partidas.

LEIA MAIS > Oposição política do Palmeiras anuncia suas primeiras promessas de campanha

Por ter a melhor campanha da fase de Grupos deste Paulistão, o Palmeiras conquistou o direito de disputar as quartas de final e a semifinal, ambas em jogo único, como mandante na Arena Barueri. A final terá confrontos de ida e volta e o Verdão poderá decidir o título, caso chegue até lá, no Allianz Parque.

O critério para a soma de pontos, a partir do mata-mata até a classificação final, será o seguinte: o time que vencer sua partida no tempo normal conquistará 3 pontos; entretanto, caso a decisão se encaminhe à cobranças de pênaltis, o clube vencedor somará 1 ponto.

Para o duelo entre Palmeiras x Ponte Preta, no próximo sábado (16), às 18h (de Brasília), pelas quartas de final; o clube abriu a pré-venda aos sócios-torcedores Avanti nesta terça-feira (12), anunciando a venda para o público em geral a partir das 10h de quinta-feira (14).

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube