Palmeiras estreia no Brasileirão derrubando invencibilidade do Vitória, no Barradão

Richard Ríos, comemorando seu gol em Vitória 0 x 1 Palmeiras pela 1ª rodada do Brasileirão 2024, no Barradão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Fora de casa, o Palmeiras estreou com time misto na primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2024, contra o Esporte Clube Vitória, que acabou derrotado depois de 23 jogos invictos, em casa.

VEJA TAMBÉM > Fundamental às estratégias do Palmeiras; Veiga rebate críticos: “efetivo sem bola”

Há uma semana, o Palmeiras anulou vantagem do Santos, que jogava a final do Estadual pelo empate, e conquistou o tricampeonato Paulista. Precisando de 2 gols de vantagem para sagrar-se campeão, o Verdão, diante de 41.449 torcedores no Allianz Parque, marcou com Veiga, de pênalti, e Aníbal Moreno.

Passados quatro dias, o time estava de volta ao Palestra Itália para disputar a segunda rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores e, de virada, o Palmeiras derrotou o Liverpool-URU e assumiu a liderança do Grupo F da competição, com gols marcados por Aníbal Moreno, Flaco López e Estêvão.

Neste domingo (14), o Alviverde estreou no Brasileirão jogando com time misto, contra o Vitória, no Barradão, em Salvador (BA); e derrubou uma invencibilidade de 23 jogos do Leão da Barra ao vencer os anfitriões por 1 a 0, com gol de Richard Ríos, aos 20 minutos do primeiro tempo.

PALMEIRAS ONLINE > Palmeiras vence o Vitória no Barradão e estreia no Brasileirão com três pontos

COMO FOI O JOGO

Com a ausência de Zé Rafael, em tratamento de uma lombalgia, Abel Ferreira também optou em poupar Gustavo Gómez, que ainda não está em sua melhor forma, depois de tratamento por fratura em dos dedos do pé esquerdo; e Aníbal Moreno, autor do gol que deu o título do Paulistão 2024 ao Palmeiras.

Desta forma, o Verdão foi escalado com Weverton; Mayke, Luan, Murilo e Vanderlan; Gabriel Menino, Richard Ríos e Raphael Veiga; Estêvão, Rony e Endrick. Foi a segunda oportunidade do camisa 41 entre os titulares do Palmeiras. Na última quinta-feira (11), o atacante marcou seu primeiro gol no profissional.

No Barradão, a primeira oportunidade de gol saiu aos 17 minutos, quando a bola sobrou para Raphael Veiga, que finalizou de primeira para a defesa de Lucas Arcanjo. Na sequência, Lucas Esteves, ex-Palmeiras, carregou área Alviverde e cruzou para Alerrandro, mas Weverton se adiantou e evitou o gol.

GLOBO ESPORTE > Richard Ríos fala sobre “mudança de chave” do Palmeiras e briga por títulos

Dois minutos depois, o camisa 23 lançou Endrick que, de cabeça, deixou para Rony. Como pivô, o camisa 10 tocou para Richard Ríos fazer o único gol da partida, aos 20 minutos, que culminou no fim da segunda maior sequência invicta do Vitória, no Estádio Manoel Barradas, em sua história.

O Leão da Barra seguiu buscando o empate quando Rodrigo Andrade, após cobrança de falta fechada por Matheuzinho, desviou de cabeça sobre o travessão de Weverton. Os anfitriões continuaram pressionando mas chances de perigo contra a meta dos visitantes.

Na marca dos 15 minutos do segundo tempo, Abel Ferreira substituiu Estêvão e Endrick por Lázaro e Luis Guilherme, respectivamente. Cinco minutos mais tarde, saíram Raphael Veiga e Richard Ríos para as entradas de Fabinho e Flaco López. No fim do jogo, Naves assumiu a vaga de Rony.

LANCE! > Com dura sequência, Abel avisa que pode rodar elenco do Palmeiras para pegar o Inter

A partida seguiu com poucas chances para ambos os times até o apito final. Com a vitória, o Palmeiras abriu o Brasileirão com os primeiros 3 pontos no torneio e agora vai disputar a segunda rodada da competição com o Internacional, mandando o jogo na Arena Barueri, na quarta-feira (17), às 20h.

VITÓRIA 0 x 1 PALMEIRAS
FICHA TÉCNICA

Competição e fase: Campeonato Brasileiro 2024; primeira rodada
Local: Estádio Manoel Barradas, Barradão, em Salvador (BA)
Data e hora: Domingo, 14 de abril de 2024; às 18h30 (de Brasília)

ARBITRAGEM

Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA/SC)
Assistente 1: Alex dos Santos (SC)
Assistente 2: Thiaggo Americano Labes (SC)
Quarto árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
VAR: Rodolpho Toski Marques (FIFA/PR)

Cartões amarelos: Alerrandro, Lucas Esteves, Camutanga (Vitória); Richard Ríos, Endrick, Gabriel Menino, Mayke, Flaco López (Palmeiras)

Gol: Richard Ríos, aos 20 minutos do primeiro tempo (Palmeiras)

Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Lucas Esteves (Zé Hugo); William Oliveira e Rodrigo Andrade (Jean Mota); Osvaldo (Iury Castilho), Matheusinho e Dudu (Mateus Gonçalves); Alerrandro (Luiz Adriano). Técnico: Léo Condé

Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan, Murilo e Vanderlan; Richard Ríos (López), Gabriel Menino e Raphael Veiga (Fabinho); Estêvão (Luis Guilherme), Rony (Naves) e Endrick (Lázaro). Técnico: Abel Ferreira

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube