quinta-feira, julho 4, 2024
InícioFutebolO plano de Abel ao Palmeiras no Brasileirão; por Martins e Castanheira,...

O plano de Abel ao Palmeiras no Brasileirão; por Martins e Castanheira, ‘braços’ do treinador

A dupla de assistentes técnicos do Palmeiras, João Martins e Vitor Castanheira, disseram como Abel Ferreira, de fato, pensava o Botafogo como líder do Brasileirão: “vais ver que eles vão escorregar”.

VEJA MAIS > No Paraguai, Gómez fala de ofertas sauditas e revela condição para deixar Palmeiras

O Palmeiras iniciou a temporada 2023 campeão da Supercopa do Brasil, contra o Flamengo. Na sequência, conquistou o principal estadual brasileiro, o Paulistão. Na Copa do Brasil, seguiu às quartas de final, onde abriu o placar em Choque-Rei, tomou a virada e deixou o torneio.

Enquanto isso, com 24 pontos na décima quarta rodada do Brasileirão; o Alviverde estava fora do G4, ocupando a 5ª colocação. Depois da eliminação para o São Paulo, o time ficou sem perder por 3 rodadas no nacional e duas nas oitavas de final da Libertadores, contra o Atlético-MG.

A competição Sul-Americana era o foco do Palmeiras. Pelo Brasileiro, o time assumiu a vice-liderança na 4ª rodada, quando o líder era o Botafogo, e ficou na posição até a 12ª rodada quando, então, perdeu por 1 a 0 para o Glorioso, no Allianz Parque, e caiu para o 4º lugar na tabela de classificação, com 22 pontos.

VÍDEO | Ex-jogador do Flamengo rasga elogios ao Palmeiras de Abel Ferreira

O Palmeiras foi alternando entre 6º colocado, às vezes 4º, 5º, no campeonato nacional, que continuava tendo o Botafogo como líder no período em que o Verdão disputava a Libertadores até a eliminação, na semifinal, para o Boca Juniors, nos pênaltis, depois de dois placares de igualdade; 0 a 0 e 1 a 1.

Sentindo a desclassificação do continental, tendo somente o Brasileirão a disputar; o time do técnico Abel Ferreira perdeu para o rebaixado Santos, por 2 a 1, de virada, na Arena Barueri, no primeiro confronto pós derrota para os argentinos. No jogo seguinte, no Allianz Parque, perdeu por 2 a 0 para o Atlético-MG.

Quando perdeu para o Galo o Palmeiras estava na 4ª colocação e caiu para a 5ª na tabela, com 44 pontos, na vigésima sétima rodada do Campeonato Brasileiro que, até então, continuava tendo o Botafogo como líder, com 58 pontos, 14 a mais do que o Verdão.

LEIA MAIS > Campanha do Dodeca Brasileiro tem recorde de atletas revelados pelo Palmeiras

Àquela altura o treinador Alviverde, Abel Ferreira, reforçava em suas coletivas que o Botafogo só dependia dele próprio para sagrar-se campeão, faltando 11 rodadas para o fim do torneio que, desde a 3ª rodada, era liderado pelo Glorioso.

Aliás, esta edição do Brasileiro teve apenas 3 líderes: o Fluminense, nas rodadas 1 e 2; o Botafogo, da 3ª até a 33ª; e o Palmeiras, na ponta em 5 rodadas. Enquanto os cariocas permaneceram na liderança em 79% do torneio, os paulistas foram campeões disputando só 13% da competição em 1º lugar.

Até chegar à 1ª posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, Abel Ferreira continuou declarando o Botafogo provável vencedor da competição quando, em seu interior, o treinador português parecia adivinhar que o time ia ‘derreter’ na reta final do nacional.

MERCADO > Palmeiras prepara venda de Artur por R$ 80 milhões

Ao Tribuna Expresso, de Portugal, João Martins e Vitor Castanheira, auxiliares de Abel Ferreira, revelaram os bastidores da conquista do bicampeonato brasileiro do Palmeiras, o primeiro na era dos pontos corridos, na qual o Verdão tem 4 títulos (2016, 2018, 2022 e 2023).

Martins disse que, quando a distância entre o Botafogo e o Palmeiras era de 14 pontos, Abel Ferreira disse à equipe: “vou dar-nos como fora do título, só para tentar que o Botafogo comece a sentir mais pressão de ser líder. Sempre que me perguntarem, vou dizer que o Botafogo só depende dele”.

Um dos braços de apoio do técnico Abel Ferreira, João Martins também enalteceu a necessidade de saber-se lidar com a pressão, a visibilidade e todo o universo que envolve um time que está à frente. O auxiliar acrescentou que os atletas passaram a ‘comprar o discurso’ do mister e lhe diziam: “João, vais ver que eles vão começar a escorregar, vão começar a perder pontos”.

MERCADO > Alvo do Palmeiras, Cauly foi avisado de interesse do Bahia em renovar

Por sua vez, Vitor Castanheira, classificando o Brasileirão como um campeonato extremamente competitivo, lembrou que o Botafogo bateu todos os recordes na era dos pontos corridos da competição e tinha tudo muito bem encaminhado para a conquista do nacional, depois de 28 sem vencê-lo.

O lusitano disse que o Palmeiras chegou à reta final e assumiu a liderança por conta da dedicação de sua equipe e sua crença, acreditando que, embora difícil, era possível atingir a posição que desejavam. Em 10 rodadas, com 30 pontos em disputa, o Alviverde garantiu 25 em 8 vitórias, um empate e uma derrota.

João Martins e Vitor Castanheira permanecem no Palestra Itália até, pelo menos, o fim da temporada 2024, depois de confirmação do Palmeiras quanto ao cumprimento de Abel Ferreira ao contrato celebrado com o clube.

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

MAIS PALMEIRAS
Publicidade

+ PALESTRA