Palmeiras vence Atlético-MG e fica em vantagem na Libertadores

Raphael Veiga, autor do único gol da partida entre Atlético-MG e Palmeiras, válida pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores 2023, jogo de ida (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O Palmeiras manteve a qualidade da melhor campanha da fase de grupos da Libertadores e, no primeiro jogo das oitavas de final, derrotou o Atlético-MG, no Mineirão, garantindo vantagem no Allianz Parque.

VEJA MAIS > Palmeiras vai disputar semifinal do Brasileiro Sub-20 em Campinas

A partida de ida pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores, entre Atlético-MG x Palmeiras, no Mineirão, na noite desta quarta-feira; foi um jogo digno do torneio Continental.

Depois de uma semana cheia de expectativas quanto à recuperação de Dudu, que ficou fora dos gramados e, também, dos treinos com bola, na Academia de Futebol do Palmeiras, em razão de entorse na panturrilha direita, no dia 08 de julho; o time de Parque Antarctica entrou completo, no Mineirão, contando, inclusive, com o camisa 7 em campo.

ATLÉTICO-MG x PALMEIRAS
COMO FOI O JOGO

O time de Parque Antarctica iniciou o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores sofrendo pressão do Galo, na saída de bola, mas, ao mesmo tempo, se aproveitando do espaço deixado pelo adversário, na intermediária. A primeira grande chance de gol saiu dos pés de Gabriel Menino, que já tinha o goleiro Everson vencido, no lance, aos 7 minutos, quando o chute do camisa 25 desviou em Guilherme Arana, e, no rebote, Artur mandou para fora.

Sem lances de muito perigo para ambos os arqueiros, o jogo seguiu disputado e, aos 28 minutos, em lance de bola parada, Raphael Veiga abriu o placar. O gol nasceu de cobrança de falta, quando Mayke mandou para a área, pelo alto, para Gómez cabecear. Porém, Jemerson conseguiu bloquear a ação do zagueiro Alviverde, mas a bola sobrou para o camisa 23 bater, de primeira, e marcar o único gol da partida.

Felipão, minutos depois do gol do Palmeiras, tirou Zaracho e colocou Igor Gomes em campo. Em coletiva, o técnico afirmou que o fez por lesão.

O duelo seguiu em menor ritmo, com os comandados de Abel Ferreira administrando o resultado e os de Luiz Felipe Scolari oferecendo quase nenhum risco à meta de Weverton, exceto por uma oportunidade que, se sacramentada, resultaria em um lindo gol de bicicleta de Hulk. Mas, graças a Deus, a bola saiu à direita do goleiro Alviverde.

VEJA MAIS > Palmeiras vai disputar semifinal do Brasileiro Sub-20 em Campinas

SEGUNDO TEMPO

No intervalo, alguns reservas do Palmeiras permaneceram em campo, realizando exercícios físicos e aquecimento, mas o time voltou, para o segundo tempo, exatamente como iniciou; com força total, tendo Weverton; Mayke, Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Dudu, Artur e Rony.

O Galo, logo no início da segunda etapa, em cobrança de escanteio de Igor Gomes, quase empatou em cabeceio de Jemerson que Weverton encaixou como se estivesse pegando um caroço gigante de manga, com a bola escorregando entre suas mãos. Mas o goleiro Alviverde conseguiu segurá-la, impedindo o tento dos adversários.

Na etapa final, os mineiros tiveram melhores oportunidades, que foram diminuindo à medida das substituições de Abel Ferreira, visando garantir a vantagem, resguardando a defesa do Palmeiras.

Aos 18 minutos, Gabriel Menino recebeu cartão amarelo e foi substituído por Richard Ríos, no mesmo instante em que Dudu deixava o gramado para a entrada de Jhon Jhon. Momentos depois, foi a vez do atacante Artur deixar o duelo para a entrada de Marcos Rocha.

Apesar de ameaças de gols de Hulk, Saravia e Paulinho, o placar permaneceu Atlético-MG 0 x 1 Palmeiras e, por pouco, não ficou com vantagem maior para o time paulista, depois de Alan Kardec desviar cobrança de falta, batida por Jhon Jhon, que acertou a trave do goleiro Everson.

Nos minutos finais, Raphael Veiga e Rony deixaram o gramado para as entradas de Flaco López e Breno Lopes, respectivamente.

Para o jogo de volta, no Allianz Parque, na próxima quarta-feira (09), o empate já garantirá vaga ao Palmeiras nas quartas de final do Continental.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 0 x 1 PALMEIRAS

Campeonato e fase: Conmebol Libertadores, jogo de ida das oitavas de final
Local: Estádio Governador Magalhães Pinto, Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data e hora: Quarta-feira, 02 de agosto de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes 1 e 2: Diego Bonfa (ARG) e Maximiliano del Yesso (ARG)
VAR: Germán Delfino (ARG)

Cartões amarelos: Guilherme Arana (Atlético-MG); Gabriel Menino e Jhon Jhon (Palmeiras)

Público: 52.587 torcedores, com presença de mais de 10 mil palmeirenses
Renda: R$ 2.357.905,07

Gol: Raphael Veiga, Palmeiras, aos 28 minutos do primeiro tempo.

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube