quinta-feira, julho 4, 2024
InícioCampeonato BrasileiroAbel acerta Palmeiras na reta final do Brasileirão mudando posicionamentos

Abel acerta Palmeiras na reta final do Brasileirão mudando posicionamentos

O Palmeiras reencontrou o caminho das vitórias, depois de queda de rendimento quando ficou seis jogos sem vencer, com 4 derrotas e dois empates. A razão da retomada Alviverde está nas mudanças no time.

VEJA MAIS > Corinthians leva três gols e deixa Palmeiras com a mão na taça do Paulista

Depois de ficar sem o atacante Dudu, que sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão no menisco, há dez rodadas, na vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Vasco – com golaço de Raphael Veiga -; o técnico Abel Ferreira não encontrou uma forma eficaz de suprir o desfalque e o time caiu.

Foram dois empates em 0 a 0 na sequência à saída do Baixola. O primeiro até se justifica; foi no jogo de volta das quartas de final da Libertadores, contra o Deportivo Pereira, que sofreu quatro gols do Palmeiras no jogo de ida. É que o empate sem gols aconteceu justamente em casa.

Já a segunda partida sem gols foi contra o Corinthians, em sua Arena, pela vigésima segunda rodada do Campeonato Brasileiro, no último derby do ano na casa Alvinegra. Àquela ocasião, se vencesse, o Alviverde ficaria a 8 pontos do líder, Botafogo, que havia perdido para o Flamengo, no Nilton Santos.

A primeira, e única, vitória do Palestra Itália pós jogos zerados foi contra o Goiás, no Allianz Parque, por 1 a 0. A partir de então, perdeu por 1 a 0 para o Grêmio, em Porto Alegre; segurou o empate sem gols contra o Boca Juniors, em La Bombonera e foi superado pelo Bragantino por 2 a 1, no Nabi Abi Chedid.

Na volta da semifinal do continental o Palmeiras lutou mas perdeu a vaga à final em cobranças de pênaltis, depois de as equipes construírem um placar de 1 a 1 no tempo regulamentar. Fora do principal campeonato do ano, o Verdão disputou a vigésima sexta rodada do Brasileirão, e perdeu.

A derrota aconteceu na partida contra o Santos, que ganhou de virada por 2 a 1, no Estádio Municipal Orlando Batista Noveli, a Arena Barueri, na região metropolitana de São Paulo. Depois disso, jogando no Estádio Palestra Itália, o Palmeiras perdeu por 2 a 0 para o Atlético-MG, a última derrota.

No confronto contra o Coritiba, o time do técnico Abel Ferreira já entrou diferente, com Veiga mais adiantado à meta adversária, Luan alternando entre zagueiro e primeiro-volante e Gustavo Gómez atuando, também, como ponta.

A amostra de que o treinador acertou o Palmeiras veio na goleada sobre o São Paulo, no quinto Choque-Rei do ano, quando Breno Lopes marcou os dois primeiros, Piquerez, o terceiro em pênalti; Marcos Rocha, o quarto e o camisa 22, desta vez, o quinto gol em pintura acertando o ângulo de Rafael, de fora da área.

No último jogo disputado contra o Bahia, o Alviverde não encontrou muitos espaços ofensivos para aumentar o placar de 1 a 0, na despedida do elenco do Allianz Parque. Entretanto, fez os marcadores do time do técnico Rogério Ceni trabalharem, e muito.

Piquerez não teve chances ofensivas no duelo contra os baianos. Entretanto, atuou com muita eficácia nos desarmes e lançamentos ao ataque do Verdão, que assumiu a vice-liderança na vitória sobre o Tricolor de Aço e podia ter ampliado o marcador quando entraram Luís Guilherme, Artur e Rony.

Abel Ferreira também colocou o time para atuar mais pelas laterais, especialmente a direita, já que o jogo curto pelo meio de campo estava sendo bloqueado pelos adversários, adiantados na marcação ao Verdão. Desta forma, Luan, Mayke e até Gómez ligavam mais Endrick e Breno Lopes.

O camisa 9, inclusive, foi sacado da função de centroavante para atuar como um segundo-atacante à direita. A justificativa para a mudança, segundo o treinador português, é o aproveitamento do jovem de 17 anos em um setor que lhe permite desenvolver sua principal característica; arrancada.

No embate contra o Tricolor de Aço, Endrick foi derrubado mas a bola sobrou para Raphael Veiga que, com a vantagem concedida pelo árbitro Rodrigo Pereira de Lima, chutou contra a meta do goleiro Marcos Felipe, fazendo o único gol do jogo.

Desta forma, podendo colocar em prática uma de suas principais habilidades, dando trabalho à defesa adversária em suas disparadas o, agora segundo-atacante, promove oportunidades que são primordiais a Piquerez ou Veiga, cobrando falta de fora da área, por exemplo.

Além de Endrick, o colombiano Richard Ríos é outro jogador do elenco Alviverde que reencontrou seu futebol na vaga de Gabriel Menino que não retorna mais, nesta temporada, por cirurgia no tornozelo. O camisa 27 roubou quatro bolas e soube sair da marcação que o Bahia fazia pelo meio.

Quando a bola passava pelo meia, logo ficava sob a responsabilidade do trio de zaga Gustavo Gómez, Murilo e Luan, que a colocava em jogo com precisão, lançando ao ataque ou ao centro do campo, deixando-a com Ríos para reinício de jogadas.

As mudanças podem ser fundamentais nas próximas rodadas que o Palmeiras terá pela frente. Na quarta-feira (1º), vai visitar o Botafogo, no Nilton Santos, palco da derrota do líder do Brasileirão para o Cuiabá, por 1 a 0, neste domingo (29). Depois, tem o Athletico-PR, Flamengo, Internacional, Fortaleza…

Elenco e comissão técnica se reapresentaram nesta segunda-feira (30), na Academia de Futebol do Palmeiras, em preparação à trigésima primeira rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Botafogo, quarta-feira, 1º de novembro, às 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos.

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

MAIS PALMEIRAS
Publicidade

+ PALESTRA