quinta-feira, julho 4, 2024
InícioCampeonato BrasileiroWeverton fala do controle mental do Palmeiras e faz convocação à torcida

Weverton fala do controle mental do Palmeiras e faz convocação à torcida

O Palmeiras, na reta final do Campeonato Brasileiro, venceu seus últimos quatro jogos, com direito à goleada em rival e virada histórica sobre o líder da competição. Agora, o time pede o apoio da torcida.

AO VIVO > Palmeiras x SCCP; onde assistir a semifinal do Paulista Feminino

A equipe do Palmeiras iniciou 2023 vencendo dois troféus; levantou a taça da Supercopa do Brasil sobre o Flamengo e o Paulista contra o Água Santa. Entretanto, não seguiu na Copa do Brasil, eliminado pelo São Paulo nas quartas de final; tampouco na Libertadores, perdendo a semifinal para o Boca Juniors.

A eliminação do Sul-Americano bateu pesado no psicológico do elenco de Abel Ferreira. Tanto que o time perdeu o primeiro duelo depois daquela fatídica noite de quinta-feira, 05 de outubro, no Allianz Parque. O Palmeiras estava há quatro jogos sem vencer, tomou virada do Santos e aumentou o jejum.

O descontrole mental foi admitido pelo treinador e por atletas do Palestra como Endrick, por exemplo, que justificou o revés para o Peixe com a eliminação do Continental. À época o atacante disse que, apesar da decepção, o elenco sabia de sua força e afirmou que voltaria melhor. Não aconteceu em seguida.

No Palestra Itália, na rodada seguinte, a vigésima sétima; o Alviverde voltou a perder no Brasileirão. O visitante foi o Atlético-MG, que derrotou o Palmeiras por 2 a 0, com gols de Hulk no começo do jogo, aos 2 minutos; e de Paulinho, na marca dos 30 minutos da etapa final. Foi a última derrota do Verdão.

LEIA EM PALMEIRAS ONLINE > Após “tempestade”, Palmeiras vive seu melhor momento no Brasileirão

A partir da vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, atual penúltimo time na tabela de classificação, com 23 pontos; o Palmeiras não soube mais o que era um jogo sem marcar gols. Goleou o São Paulo, por 5 a 0, na vigésima nona rodada; e encerrou aquela semana derrotando por 1 a 0 o Bahia, na trigésima rodada.

O placar modesto foi mérito do time do técnico Rogério Ceni, que bloqueou com eficiência os avanços do Alviverde à meta de Marcos Felipe, que fez boas defesas nas raras vezes que a bola não foi afastada pelos defensores. Mas foi naquele jogo que ficou evidente que Abel Ferreira ‘acertou’ o Palmeiras.

A rodada seguinte, a trigésima primeira, foi disputada contra o líder do Brasileirão, o Botafogo, com 59 pontos. O jogo, no Estádio Olímpico Nilton Santos, na última quarta-feira (1º); já é o melhor jogo desta edição do torneio nacional, com a virada histórica do Palmeiras, que reverteu um placar de 3 a 0.

Os gols do Glorioso foram feitos por Eduardo, Tchê Tchê e Júnior Santos, no primeiro tempo. A reação Alviverde veio no início da etapa final, dos pés de Endrick, aos 4 minutos, que marcou dois golaços na partida épica e fez o Palmeiras receber bolada milionária; da cabeça de Flaco López e da perna de Murilo.

Antes do segundo gol do Palestra, o árbitro Bráulio da Silva Machado assinalou pênalti em Tiquinho Soares, supostamente cometido por Rony – que recebeu o terceiro amarelo e desfalque do Palmeiras contra o Athletico-PR. Na cobrança, o artilheiro do torneio viu seu chute ser defendido por Weverton.

LEIA EM PORTAL DO PALESTRA > O Palmeiras das marcas atingiu duas inéditas em única noite

Era a chance do Botafogo, que estava com um homem a menos, em campo, depois da expulsão do zagueiro Adryelson, ampliar o placar para 4 a 1. Em seguida, o Palmeiras demonstrou controle psicológico e, também, da partida, com Raphael Veiga participando de dois gols, cobrando faltas.

A defesa do camisa 21 mudou a história daquele que se tornou o melhor duelo desta edição do Brasileirão e entrou para a cronologia do Palestra Itália que, em sua existência, tem um retrospecto de grandes viradas. Fazia 4 anos que o arqueiro não defendia um pênalti em tempo normal de jogo.

“Realmente foi uma noite épica, rara. Futebol é isso. Por isso é tão apaixonante, mexe tanto com a emoção do torcedor”, disse o experiente goleiro de Rio Branco, no Acre, que completou dizendo que defender a cobrança de Tiquinho foi importante para a reação do Alviverde.

Weverton também destacou a força mental que o grupo tem adquirido ao longo da era Abel Ferreira no Palmeiras. “O que mais aprendi nesses últimos anos desde que cheguei aqui é que o mental comanda tudo, não só para o atleta de futebol. É essencial. Comanda suas ações, determina os seus movimentos, sua coragem, o que vai fazer em campo. Depois de tudo que temos vivido nesses últimos anos, acho que aprendemos a ser fortes mentalmente.”

Sobre o confronto contra o Athletico-PR, neste sábado (04); o arqueiro do Verdão deseja que a torcida encha a Arena Barueri, com capacidade para pouco mais de 17 mil pessoas, para incentivar o Palmeiras a seguir na caminhada, buscando a ponta da tabela, em caso de novas derrotas do Botafogo.

Palmeiras x Athletico-PR AO VIVO no Estádio Municipal Orlando Batista Noveli, a Arena Barueri, na região metropolitana de São Paulo, às 21h30 (de Brasília) deste sábado (04); terá transmissão dos canais SporTV, por assinatura; e Premiere, pay-per-view.

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

MAIS PALMEIRAS
Publicidade

+ PALESTRA