Palmeiras x Deportivo Pereira terá árbitro punido pela ANFP

Cobrança de pênalti por Juan Cuevas, que escorregou e tocou a bola com os dois pés, mandando no travessão (Foto: Reprodução/Onefootball)

Na quarta-feira (30), o Palmeiras vai receber o Deportivo Pereira, no jogo de volta das quartas de final da Libertadores. Para a partida, a Conmebol escalou árbitro que cometeu erro no Campeonato Chileno.

VEJA MAIS > Estreia de uniforme reedita Palmeiras e Vasco em Lei do ex há duas décadas

Na última quarta-feira (23), o Palmeiras goleou o Deportivo Pereira e encaminhou a vaga à semifinal com autoridade, marcando 4 gols contra os colombianos, classificados depois de eliminarem o Independiente del Valle, do Equador. Jogando em casa, os anfitriões não fizeram nem um gol.

Com a vantagem construída na cidade colombiana de Pereira, o time do técnico Abel Ferreira poderá perder o jogo de volta das quartas de final da Conmebol Libertadores por até três gols de diferença que manterá a classificação à penúltima fase do torneio continental. Para levar a decisão aos pênaltis, os visitantes terão de balançar as redes do goleiro Weverton quatro vezes, sem tomar nem um gol.

Marcada para o Allianz Parque, às 21h30 (de Brasília) da próxima quarta-feira (30); a partida terá trio de arbitragem chileno, conforme divulgou a Conmebol, na noite desta sexta-feira (25). O árbitro Cristian Garay terá os auxiliares Claudio Urrutia e Juan Serrano e, no VAR, estará o argentino Alejandro Molina.

Na décima oitava rodada do Campeonato Chileno, disputada entre Everton e Unión Española, no último dia 23 de julho; Garay assinalou pênalti a favor dos anfitriões. Entretanto, na cobrança, o atacante Juan Cuevas escorregou e tocou a bola com os dois pés, acertando as traves do goleiro adversário.

No rebote, Lautaro Pastrán balançou as redes do Unión Española, marcando o único gol do jogo.

Chamado pelo VAR para revisar o lance de toque duplo na bola por Cuevas, Cristian Garay ignorou a recomendação, validando o tento do Everton, gerando extrema indignação por parte dos hispânicos.

Consultado sobre o erro, Roberto Tobar, presidente da Comissão de Árbitros da ANFP (Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile), afirmou que Garay deveria ter apreciado as imagens do VAR para, em seguida, anular o gol e determinar cobrança de tiro livre indireto pelo Unión Española.

À época, Tobar afirmou que a Comissão de Árbitros da entidade chilena puniria Cristian Garay, impedindo-o de apitar até quatro partidas nesta edição do Campeonato Chileno.

Antes do jogo de volta das quartas de final da Libertadores, o Palmeiras vai receber o Vasco, neste domingo (27), no Allianz Parque, pela vigésima primeira rodada do Campeonato Brasileiro; depois de conturbado retorno da Colômbia ao Brasil, em virtude de problemas com aeronave da Placar.

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube