terça-feira, julho 2, 2024
InícioFutebolPalmeiras preservou apenas um e negociou outros sete revelados

Palmeiras preservou apenas um e negociou outros sete revelados

De oito jogadores revelados na Academia de Futebol 2, em Guarulhos, apenas um ainda é do Palmeiras e permanece à inteira disposição do técnico Abel Ferreira.

VEJA MAIS > História escrita pelo Palmeiras dos anos 90 completa 30 anos

Paulo de Almeida Nobre (55) ou, simplesmente, Paulo Nobre; é o maior responsável pelo momento que vive, atualmente, a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Eleito presidente da entidade em janeiro de 2013 e reeleito, em novembro de 2014, para os mandatos de 2015 e 2016, o milionário dos fundos de investimentos não só injetou em torno de R$ 200 milhões no clube a juros abaixo dos praticados pelo mercado; ele transformou a maneira de gestão.

Os primeiros investimentos com Nobre à frente da presidência do Palmeiras voltaram-se à infraestrutura, com reformas nas Academias de Futebol profissional e das categorias de base.

VEJA MAIS > Palmeiras foi o único paulista que homenageou Pelé com vitória

A chegada da Crefisa/FAM manteve o nível de excelência nos centros de treinamentos e no Núcleo de Saúde e Performance, que recebeu expansão com equipamentos de ponta na medicina esportiva, em 2017. O local foi batizado, em abril deste ano, com o nome do coordenador médico do Palmeiras Dr. Gustavo Magliocca, que perdeu a luta contra um câncer no cérebro.

Todos os cuidados com a gestão incriticável da diretoria palmeirense tem resultado no surgimento de atletas com alto nível de qualidade técnica. É o surpreendente caso de Endrick, recentemente negociado com o Real Madrid, com apenas 16 anos de idade.

VEJA MAIS > Palmeiras derrota, bonito, SPFC no Morumbi e fica a 2 pontos do líder

Das Crias da Academia apenas Gabriel Menino permanece no time de Parque Antarctica sem, ainda, ter sido negociado com algum clube.

Endrick, como já se sabe, já está negociado com o Real Madrid e será colocado em campo conforme as necessidades contratuais com o clube espanhol até a sua transferência definitiva, em julho de 2024.

Apesar de não ter iniciado nas categorias de base do Palmeiras mas, sim, do Bahia; Danilo foi contratado para atuar pelo Sub-17 em 2018, onde sagrou-se campeão paulista pela categoria e, também, pelo Sub-20. Alçado ao elenco profissional por Vanderlei Luxemburgo em setembro de 2020, foi fundamental na formação do técnico Abel Ferreira que, inclusive, levou tempo a encontrar nova fórmula depois da saída do volante para o Nottingham Forest, da Inglaterra, em janeiro deste ano.

Gabriel Veron foi outro atleta, cria da base Alviverde, que deixou o elenco do treinador português para defender, em julho de 2022, um clube do país do professor, o Porto. Ele não conseguiu se consolidar no time em decorrência de contusões e também provocou uma indisposição com torcedores, depois de ser flagrado bebendo em uma festa. O clube o multou, pelo fato, em 40% do salário. Segundo a imprensa, os valores da negociação entre Palmeiras e o clube europeu superaram os R$ 55 milhões, na época.

Atualmente afastado por lesão, Patrick de Paula está no Botafogo-RJ. Destaque do futebol amador e da “Taça das Favelas” em 2017, o jogador cobrou pênalti decisivo contra o Corinthians na final do Campeonato Paulista de 2020, vencido pelo Palmeiras sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo, também responsável por promover de Paula ao time profissional. Porém, caiu de rendimento com a comissão técnica de Abel Ferreira e foi vendido em março de 2022.

O atacante Wesley, que chegou às categorias de base do Palmeiras em 2016, foi tricampeão Paulista Sub-20 (2017, 2018 e 2019), campeão brasileiro e da Copa RS (2018) e da Copa do Brasil (2019) pelo mesmo grupo. Foi emprestado para atuar no time profissional do Vitória para a disputa da Série B do Brasileirão 2019. De volta ao Palmeiras no ano seguinte, estreou em partida pelo Campeonato Paulista 2020 contra o Oeste. O jogador permaneceu no Palestra até dezembro de 2022 quando, então, foi para o Cruzeiro.

Renan também foi outro Cria da Academia que Vanderlei Luxemburgo promoveu à equipe profissional, no início da temporada 2020, depois de cinco anos e muitas conquistas pelas categorias de base. Ele ficou à disposição do técnico Abel Ferreira até abril de 2022, quando foi emprestado ao RB Bragantino. Porém, três meses depois de chegar ao clube do interior paulista, o jogador se envolveu em um acidente que tirou a vida de um motociclista. Preso, confessou ter ingerido bebida alcoólica e teve seus vínculos rescindidos por justa causa com ambos os clubes.

A lista de revelados na Academia de Futebol 2, em Guarulhos, que foram negociados pelo Palmeiras se encerra com Lucas Esteves, atualmente emprestado ao Fortaleza. Ele chegou à base em 2014 e passou a atuar no time profissional em 2019 com Gabriel Menino, Patrick de Paula e Gabriel Veron.

Siga-nos em nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

MAIS PALMEIRAS
Publicidade

+ PALESTRA