quinta-feira, julho 4, 2024
InícioCampeonato BrasileiroO Palmeiras das marcas atingiu duas inéditas em única noite

O Palmeiras das marcas atingiu duas inéditas em única noite

Não é errado afirmar que o Palmeiras da Terceira Academia é o time dos recordes, aquele que bate muitas marcas a cada temporada e, também, as históricas. Na noite da virada épica, atingiu dois feitos.

VEJA MAIS > Palmeiras terá mais tempo para contratar na próxima temporada

Que noite, Palmeiras! Se foi polêmica para o Botafogo, ele que vá à CBF se acha que Bráulio exagerou na expulsão do Adryelson, mas é importante ressaltar que Breno Lopes tinha o domínio para passe à grande área. Entretanto, a maioria dos comentaristas diz que um amarelo era suficiente.

Mas isto não tem nada a ver com a reação do Alviverde Imponente; foi mágica! Nem o mais otimista dos palmeirenses imaginou, não desta vez, contra o líder do Brasileirão que, até então, estava seis pontos à frente do Verdão; que o Palmeiras venceria o Botafogo em virada histórica no Nilton Santos.

Foi a quarta vitória consecutiva do time do técnico Abel Ferreira, sete dias depois de golear o rival São Paulo por 5 a 0, no quinto e último Choque-Rei do ano. É a primeira vez que o Verdão vence quatro jogos seguidos nesta edição do Brasileirão, atingindo mais uma marca na era Abel Ferreira.

A noite desta quarta-feira, 1º de novembro de 2023, não entra somente para a galeria das Grandes Viradas do Palmeiras em toda a sua história; ela já está escrita na cronologia do futebol, desde Charles Miller. Jamais alguém fez o que fizeram os jogadores Alviverdes no Nilton Santos.

LEIA EM PALMEIRAS ONLINE > Titular do Palmeiras rebate John Textor após virada contra o Botafogo

RELEMBRE VIRADAS HISTÓRICAS DO PALMEIRAS

CONTRA O FLAMENGO, PELA COPA DO BRASIL 1999

Nos anais do Palmeiras o feito contra o Glorioso entra em uma lista de registros de momentos em que o “time da resiliência” reverteu placares, como ontem, mas em momentos decisivos. Assim foi em 1999, valendo vaga às semifinais daquela edição da Copa do Brasil, contra o Flamengo.

Comandado por Luiz Felipe Scolari o time de Parque Antarctica perdeu para o clube da Gávea, o jogo de ida das quartas de final, por 2 a 1, no Maracanã. Na volta, no Estádio Palestra Itália, Rodrigo Mendes abriu o placar para o Rubro-Negro. O Verdão empatou com Oséas, mas Mendes colocou os cariocas à frente.

Desta forma, com os donos da casa precisando de dois gols de diferença, o Palmeiras foi pra cima do Flamengo e Júnior empatou para, em seguida, Euller, “O Filho do Vento”, marcar os outros dois gols necessários à classificação, depois de substituir o paraguaio “Chiqui” Arce.

CONTRA O CORINTHIANS NA LIBERTADORES DE 2000

No ano seguinte à classificação na Copa do Brasil contra o Flamengo foi a vez do Palmeiras se superar em um derby pela semifinal da Libertadores 2000. No jogo de ida o time de Parque São Jorge derrotou o de Palestra Itália por 4 a 3. Na volta, precisando só de um gol, o Verdão marcou com Euller.

Mas Luizão marcou dois e virou para o Corinthians. O Palmeiras voltou a sonhar com aquele que, à época, poderia ser o bicampeonato continental, quando Alex e Galeano colocaram o Verdão à frente para decidir a vaga à final nos pênaltis, com a memorável defesa de Marcos no chute de Marcelinho Carioca.

CONTRA O SANTOS NO PAULISTA DE 2010

Pelo Campeonato Paulista de 2010 o Santos, na Vila Belmiro com Robinho, Neymar, Paulo Henrique Ganso, Pará e outros; marcou dois gols contra o Palmeiras no primeiro tempo. Porém, antes do intervalo, o Verdão empatou com dois gols de Robert. Na etapa final, Diego Souza e Robert viraram pra 4 a 3.

CONTRA O VITÓRIA NA SUL-AMERICANA DE 2010

Também teve virada sobre o Vitória na fase eliminatória da Sul-Americana de 2010. Os baianos venceram o jogo de ida por 2 a 0. Na volta, precisando de um placar de 3 a 0 a favor, o Palmeiras fez dois gols com Tadeu, no Pacaembu. Naquele momento a vaga seria decidida nos pênaltis, mas Marcos Assunção não deixou; aos 43 minutos do segundo tempo, cobrando falta, acertou o ângulo do goleiro adversário.

CONTRA O PEÑAROL NA LIBERTADORES DE 2017

Peñarol foi outra equipe que deu trabalho ao Palmeiras, na fase de grupos da Libertadores de 2017. Na terceira rodada, dia 12 de abril daquele ano, os uruguaios começaram vencendo em São Paulo, mas os brasileiros viraram nos acréscimos da etapa final. Duas semanas depois, em Montevideo, o Alviverde partiu de um placar de 2 a 0 contra para 3 a 2 a favor, com dois gols de Willian e um de Yerry Mina.

COMO FICOU O BRASILEIRÃO

A distância entre Botafogo e Palmeiras, líder e vice-líder na tabela de classificação, caiu para 3 pontos. Enquanto o Alviverde Imponente tem 56 pontos, o Glorioso permanece com 59. Os paulistas, no próximo sábado (04), receberão o Athletico-PR, que perdeu para o Corinthians por 1 a 0; na Arena Barueri.

Já os cariocas visitarão o Vasco, em São Januário, na segunda-feira (06), sem sua dupla de zaga Adryelson e Victor Cuesta. Atualmente o Cruz-Maltino ocupa o décimo oitavo lugar na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro 2023, com 31 pontos; portanto, virtualmente rebaixado. Por isso, precisar vencer o time da Estrela Solitária e contar com derrotas de Goiás e Cruzeiro para deixar o Z4.

A reapresentação de elenco e comissão técnica Alviverde aconteceu nesta quinta-feira (02) na Academia de Futebol do Palmeiras, no bairro da Água Branca, zona oeste da capital paulista; em preparação à partida contra o Athletico-PR, no próximo sábado (04), às 21h30 (de Brasília) na Arena Barueri.

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

MAIS PALMEIRAS
Publicidade

+ PALESTRA