terça-feira, julho 2, 2024
InícioFutebolEspecialistas detalham lesão de Dudu do Palmeiras

Especialistas detalham lesão de Dudu do Palmeiras

O Palmeiras publicou nota, nesta segunda-feira (28), relatando dupla lesão no atacante Dudu, que realizará cirurgia, nas próximas semanas, e não deva mais atuar pelo Palmeiras, nesta temporada.

VEJA MAIS > Atletas dão presentes ao Palmeiras pelo seu aniversário

No último domingo (27), o Palmeiras venceu o Vasco por 1 a 0, com golaço de Raphael Veiga, cobrando falta na entrada da área. Mas foi uma vitória amarga; no jogo, o time de Parque Antarctica perdeu um de seus principais jogadores, o atacante Dudu, que sofreu lesão grave aos 37 minutos do primeiro tempo.

Lesionado, Dudu não joga mais pelo Palmeiras este ano. O camisa 7 foi diagnosticado com ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito e lesão no menisco, contusão dupla que tira o Baixola do elenco do Verdão por um período que vai de 6 a 8 meses.

A previsão é do médico ortopedista, especializado em joelhos e traumas esportivos, Gabriel Pecchia, consultado pelo diário Lance.

Também consultado, o médico Paulo Zogaib, do Núcleo de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital Sírio-Libanês, afirmou tratar-se de lesão grave com necessidade de reconstituição do ligamento que conecta o fêmur e a tíbia do atleta. Para Zogaib, o tempo estimado de recuperação é de nove meses.

Os especialistas também relataram que a lesão no menisco, estrutura composta por fibrocartilagem, na região do joelho, não deve corresponder a maiores problemas no tratamento de Dudu. Gabriel Pecchia, por exemplo, disse que ela não deve interferir no prazo total de recondicionamento do atleta.

Paulo Zogaib concorda com o colega de que o tratamento da contusão do menisco não deve estender o tempo de recuperação do Baixola, e diz que ela é comumente relacionada a estiramentos de ligamentos.

ENTORSE NA PANTURRILHA

No jogo com o Flamengo, no empate em 1 a 1, na décima quarta rodada do Brasileirão, no Allianz Parque; o atacante Dudu sofreu um entorse na panturrilha direita e, desde então, vinha sendo poupado de algumas partidas, enquanto realizava manobras de recuperação no departamento médico do clube.

Abel Ferreira não o colocou em campo nas rodadas que o Palmeiras disputou contra o Internacional, no Beira-Rio; contra o Fortaleza, no Allianz Parque; contra o América-MG, na Arena Independência; contra o Fluminense, no Maracanã; contra o Cruzeiro, no Allianz Parque; e contra o Cuiabá, na Arena Pantanal.

Neste período, o técnico palmeirense relacionou o camisa 7 apenas para o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, contra o São Paulo, no Allianz Parque; e para as duas partidas contra o Atlético-MG, na disputa por vaga nas quartas de final desta edição da Conmebol Libertadores.

Depois disso, Dudu só voltou a campo na última quarta-feira (23), na goleada do Palestra Itália sobre o Deportivo Pereira, por 4 a 0, na Colômbia; e no jogo contra o Vasco, no domingo (27).

Segundo os especialistas, não há relação entre a lesão na panturrilha e a ruptura do ligamento cruzado anterior no joelho direito do atleta. Zogaib, inclusive, explicou que o estiramento é uma contusão mecânica, provocada pelo movimento de rotação do joelho que leva à danificação do cruzado.

COMO DEVE SER A VOLTA AOS GRAMADOS

Existe uma preocupação quanto a recuperação plena do atacante goiano e a possibilidade de, em seu retorno ao campo, lesionar-se, novamente.

O volante Paulinho, do Corinthians, submetido à cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do seu joelho esquerdo em 2022, foi vítima da mesma lesão, poucos meses depois de sua volta aos gramados, que aconteceu em janeiro deste ano.

Gabriel Pecchia relatou que a probabilidade de isso acontecer com o palmeirense é menor, mas não é nula, devendo o atleta submeter-se a testes e avaliações musculares que podem diminuir o risco de uma nova ruptura quando o jogador voltar a atuar.

Segundo Paulo Zogaib, o Baixola deve ter um retorno gradativo, com recuperação plena, desde que atente para os exercícios que devem ser aplicados para fortalecimento dos músculos, bastante afetados quando um atleta fica em inatividade por um longo período.

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

MAIS PALMEIRAS
Publicidade

+ PALESTRA