terça-feira, julho 2, 2024
InícioFutebolDesfalque de Dudu no Palmeiras tem impacto negativo

Desfalque de Dudu no Palmeiras tem impacto negativo

Diagnosticado com ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão no menisco do joelho direito, Dudu vai desfalcar o Palmeiras até, pelo menos, abril do próximo ano. Veja os números do camisa 7, no time.

VEJA MAIS > Dupla faz Palmeiras atingir superávit milionário

No último domingo (27), o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0, no Allianz Parque, com golaço de Raphael Veiga, mandando no ângulo esquerdo do goleiro Leó Jardim. Assim, na vice-liderança, segue na briga pela conquista do Campeonato Brasileiro, apesar da diferença de 11 pontos para o Botafogo.

Se, por um lado, o Verdão conquistou três importantes pontos na competição nacional, por outro, teve, na partida, um lamentável infortúnio; o atacante Dudu, aos 37 minutos da etapa inicial, deixou o campo com dores no joelho direito, que foram diagnosticadas como provenientes de lesão dupla.

O Baixola sofreu um estiramento do ligamento cruzado anterior e lesão no menisco do joelho direito. Nas próximas semanas, ele será submetido a cirurgia e ficará fora do time por, no mínimo, seis meses.

Ídolo da torcida palmeirense e bastante querido pelo clube, sua ausência interfere, diretamente, no aproveitamento da equipe. Entretanto, o técnico Abel Ferreira já vinha realizando testes em substituições passadas do camisa 7 que, por exemplo, não jogou seis partidas, das dez últimas disputadas pelo time.

Na disputa da décima quarta rodada desta edição do Campeonato Brasileiro, no empate em 1 a 1 com o Flamengo, Dudu sofreu um entorse na panturrilha direita e, por isso, foi poupado em alguns dos últimos jogos. Especialistas disseram que a lesão atual do atleta não tem ligação com a anterior.

Nesta temporada, o atacante não vinha respondendo com a performance que sempre lhe foi peculiar; velocidade, preciso nas roubadas de bola, eficiente nos dribles. Restou-lhe a raça de um legítimo integrante da Academia de Futebol do Palmeiras, a Terceira. Mas, sem técnica, de nada adiantou.

Em 42 confrontos, de 53 disputados pelo Verdão, neste ano; o Baixola marcou apenas três gols e concedeu sete assistências aos seus companheiros que, na sua ausência, caem de rendimento.

O aproveitamento do elenco Alviverde, nas 11 partidas em que o camisa 7 esteve fora, foi de 63,6%, com 20 gols marcados contra 11 sofridos, uma média de 1,81 gol por jogo.

Em contrapartida, quando o Baixola esteve em campo, sempre titular nos 42 jogos que disputou – nas vezes em que ficou no banco, não entrou -, o rendimento da equipe foi de 69,8%, com 74 gols feitos e 29 tomados. Neste caso, a média de gols cai para 1,76 por duelo.

O técnico Abel Ferreira, em diferentes oportunidades, tem reafirmado que seus reforços estão na Base, e ele tem razão. Um dos exemplos é o atacante Kevin, destaque da equipe Sub-20. Outro nome é o do meia Luis Guilherme – que deve retornar nas próximas semanas, depois de tratar estiramento na coxa.

Além disso, o treinador tem as opções de movimentações como, por exemplo, levando Artur da ponta-direita ao setor, promovendo Mayke e Marcos Rocha à ‘dobradinha’ que costuma responder com boa performance. Essa ‘arquitetura’ foi usada no fim do Brasileirão 2022 e, nesta temporada, algumas vezes.

O jogo de volta das quartas de final da Libertadores, logo mais, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, com transmissão AO VIVO em TV aberta pela Rede Globo e pelos canais fechados ESPN e Star+ (streaming); poderá revelar à torcida palmeirense quais as pretensões de Abel Ferreira, sem Dudu.

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

MAIS PALMEIRAS
Publicidade

+ PALESTRA