terça-feira, julho 2, 2024
InícioFutebolVÍDEO | 25 anos da conquista do Palmeiras da Libertadores de 1999

VÍDEO | 25 anos da conquista do Palmeiras da Libertadores de 1999

Neste domingo, 16 de junho de 2024, celebram-se 25 anos da primeira conquista do Palmeiras de uma Copa Libertadores da América, quando Felipão comandava o Alviverde.

VÍDEO > Dudu, do Palmeiras, foi quem procurou o Cruzeiro; diz Mattos

Há exatos 25 anos, no dia 16 de Junho de 1999; a Sociedade Esportiva Palmeiras sagrava-se campeã da Copa Toyota Libertadores da América, pela primeira vez em toda a sua história, sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari.

Até chegar à decisão do título, conquistado nos pênaltis contra o Deportivo Cali (COL), no saudoso Parque Antarctica, o Estádio Palestra Itália; o Palmeiras passou por Corinthians, Vasco, Cerro Porteño (PAR), Olimpia (PAR) e River Plate (ARG).

Nas oitavas de final da competição, contra o Vasco, o Palmeiras empatou em 1 a 1 o jogo de ida, no Palestra Itália, em São Paulo; e venceu o Cruz-Maltino por 4 a 2, em São Januário, no Rio de Janeiro.

+ Dudu até pode ficar no Palmeiras, mas com que clima?
+ Dudu treina no Palmeiras, conversa com Abel e repensa ida ao Cruzeiro

O Corinthians foi o adversário do Palmeiras nas quartas de final. Ambos os jogos foram disputados no Morumbi, em São Paulo, e o Verdão venceu o primeiro por 2 a 0, mas foi derrotado no segundo duelo pelo mesmo placar. A vaga às semifinais saiu nos pênaltis.

No primeiro confronto das semifinais deu River Plate, que venceu o Palmeiras pelo placar de 1 a 0, na Argentina. No jogo de volta, no Parque Antarctica; Alex marcou duas vezes e com mais um gol de Roque Júnior o Verdão derrotou os argentinos e foi à final.

Na Colômbia, o Deportivo Cali construiu o placar de 1 a 0 e veio ao Brasil com a vantagem de ficar com o troféu jogando pelo empate. No Parque Antarctica, o Palmeiras abriu o placar aos 19 minutos do primeiro tempo com Evair cobrando pênalti.

+ Palmeiras envia presentes para adversários do Mundial de Clubes de 2025
+ Dudu avisa ao Palmeiras que deseja ficar; ida ao Cruzeiro não deve acontecer

Aquele resultado levava a decisão do título para os pênaltis mas, na marca dos 24 minutos do segundo tempo, os colombianos empataram o confronto, também em cobrança de penal, revertido por Zapata. Alí, a Libertadores voltava para as mãos do Deportivo Cali.

Passados seis minutos do gol de empate dos visitantes, o Palmeiras voltou a marcar, desta vez com Oséas, tento que levou a partida para os pênaltis. Zinho foi o primeiro a cobrar e acertou a trave. O goleiro Dudamel converteu e colocou o Deportivo Cali na frente.

Junior Baiano foi o segundo jogador do Palmeiras a cobrar e marcou seu gol. Gaviria, na sequência, converteu para os colombianos. Roque Júnior voltou a deixar o placar em igualdade mas Yépez colocou o Deportivo Cali à frente. Rogério fez o seu, pelo Verdão.

+ Raphael Veiga projeta duelo do Palmeiras com Atlético-MG
+ Dudu treina no Palmeiras, mas fica fora do jogo contra o Atlético-MG

Bedoya, do Deportivo Cali, acertou a trave e anulou a vantagem do seu time na disputa dos pênaltis. Euller, em seguida, marcou o último gol da sequência e o Palmeiras tinha 4 a 3. Zapata foi para a cobrança pelos colombianos, chutou para a linha de fundo e, finalmente, o Verdão conquistou sua primeira Libertadores, depois de quase 84 anos de sua fundação.

O time do Palmeiras que disputou a final da Copa Toyota Libertadores da América 1999 foi escalado por Luiz Felipe Scolari com Marcos; Arce (Evair), Júnior Baiano, Roque Júnior e Júnior; César Sampaio, Rogério, Zinho e Alex (Euller); Paulo Nunes e Oséas.

PALMEIRAS NO MATA-MATA E FINAL DA LIBERTADORES 1999

Campanha do Palmeiras no mata-mata e final da Libertadores 1999

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Acesso nosso canal no WhatsApp
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

MAIS PALMEIRAS
Publicidade

+ PALESTRA