Palmeiras vence Portuguesa e assume liderança geral do Paulistão

Gabriel Menino, autor do gol da vitória em Portuguesa 0 x 2 Palmeiras, no Estádio do Canindé, pela 5ª rodada (atrasada) do Paulistão 2024 (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Nesta quarta-feira (28), o Palmeiras derrotou a Portuguesa por 2 a 0 , no Estádio do Canindé, em jogo válido pela 5ª rodada do Paulistão. Com a vitória, o Verdão assumiu a liderança geral da competição.

VEJA TAMBÉM > Dívida do Palmeiras com Crefisa tem redução considerável pós pagamentos de 2023

Contrariando as previsões, o Palmeiras entrou em campo, contra a Portuguesa, na noite desta quarta-feira (28), no Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte, o Canindé, pela 5ª rodada do Paulistão; com quase todos os seus titulares, à exceção de Caio Paulista.

Para o confronto, o técnico Abel Ferreira, no esquema tático 4-3-3, com dois zagueiros, dois volantes e três atletas no ataque, relacionou Weverton; Rocha, Murilo, Luan e Piquerez; Aníbal Moreno, Zé Rafael e Raphael Veiga; Endrick, Caio Paulista e Flaco López.

Os anfitriões entraram em campo buscando a manutenção do segundo lugar no Grupo A permanecendo, assim, classificados às quartas de final. No entanto, com apenas 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas nos últimos cinco jogos. Já o Verdão, invicto no torneio estadual, chegou com 3 vitórias e 2 empates.

LEIA MAIS > Há um mês longe de casa, Palmeiras ainda não sabe quando terá Allianz Parque

COMO FOI O JOGO
PRIMEIRO TEMPO

A primeira chance de gol foi da Portuguesa quando, aos 4 minutos, Maceió foi lançado e, ao vencer Piquerez na corrida, ficou cara a cara com Weverton. Entretanto, o atacante da Lusa não dominou bem e na finalização, viu o goleiro do Verdão ficar com a bola.

Na marca dos 15 minutos, Endrick cobrou falta da intermediária em cima da marcação lusitana. No rebote, o camisa 9 arriscou e ‘tirou tinta’ da trave direita do goleirto Thomazella, da Portuguesa. Passados 5 minutos deste lance, o arqueiro da Lusa defendeu outra tentativa do Cria da Base Alviverde.

Em cobrança de falta fechada, aos 25 minutos, Weverton se atrapalhou com Patrick à sua frente e quase rebateu a bola para dentro do gol. Ele se recuperou rapidamente e fez boa defesa para evitar que os anfitriões abrissem o placar no lendário Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte.

Aos 37 minutos, Raphael Veiga, cobrando falta no canto direito do gol da Portuguesa, obrigou Thomazella a fazer grande defesa. Depois do lance, poucas foram as chances das equipes e a Lusa reclamou de um pênalti, supostamente cometido por Murilo em Giovanni Augusto, aos 47 minutos.

LEIA MAIS > Quartas de final do Paulistão tem jogo único e adversário do Palmeiras ‘quase’ definido

SEGUNDO TEMPO

Na marca dos 15 minutos da etapa final, o Palmeiras ficou com um homem a mais, depois da expulsão do atacante da Portuguesa, Victor Andrade, por ‘pisão’ em Luan. Passados 3 minutos, Veiga aproveitou cruzamento do camisa 13, mas mandou a bola sobre o travessão da Lusa para a linha de fundo.

O primeiro dos dois gols do Palmeiras foi feito por Flaco López, artilheiro do Campeonato Paulista, agora com 7 gols. Aconteceu aos 21 minutos do segundo tempo, quando Marcos Rocha cruzou para Caio Paulista que, por sua vez, mandou pelo alto para o camisa 42 cabecear e balançar as redes de Thomazella.

O argentino quase fez outro, 3 minutos depois, quando Veiga cobrou falta na área para o artilheiro desviar na segunda trave, mandando a bola à linha de fundo. Aos 26 minutos, Abel Ferreira colocou em campo Lázaro, Rony e Richard Ríos, respectivamente nas vagas de Endrick, Zé Rafael e Caio Paulista.

Recém contratado do Almería, da Espanha; Lázaro obrigou o goleiro da Portuguesa a fazer uma difícil defesa, em dois tempos, aos 32 minutos, quando chutou contra a meta da Lusa, de fora da área, depois de receber a bola de Raphael Veiga.

Breno Lopes e Gabriel Menino entraram na partida na marca dos 35 minutos do segundo tempo, substituindo Raphael Veiga e Aníbal Moreno, respectivamente. E foi do camisa 25 o gol da vitória do Palmeiras, marcado aos 47 minutos, quando recebeu de Richard Ríos e fuzilou contra o gol da Lusa.

LEIA MAIS > VÍDEO | Flaco López abre o placar contra a Portuguesa

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 0 x 2 PALMEIRAS

Competição e fase: Campeonato Paulista 2024; 5ª rodada (atrasada) da fase de Grupos
Local: Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte, o Canindé, no bairro do Pari, capital paulista
Data e hora: Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024; às 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Thiago Luis Scarascati

Assistente 1: Fabrini Bevilaqua Costa
Assistente 2: Evandro de Melo Lima
Assistente 3: Ilbert Estevam da Silva
VAR: Adriano de Assis Miranda

Cartões amarelos: Talles, Maceió, Patrick e Eduardo Diniz (Portuguesa)
Cartão vermelho: Victor Andrade (Portuguesa)

Gols: Flaco López, aos 21 minutos; Gabriel Menino, aos 47 minutos do segundo tempo (Palmeiras)

Portuguesa: Thomazella; Talles (Douglas Borel), Quintana, Robson e Patrick; Eduardo Diniz (Pedro Henrique), Tauã, Ricardinho (Dudu) e Giovanni Augusto (Henrique Dourado); Victor Andrade e Maceió (Rone). Técnico: Fabinho

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno (Gabriel Menino), Zé Rafael (Rony), e Raphael Veiga (Breno Lopes); Caio Paulista (Richard Ríos), Endrick (Lázaro) e José Manuel López. Técnico: Abel Ferreira

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube