terça-feira, julho 2, 2024
InícioFutebolPalmeiras joga em 'pasto', tem gol anulado e empata em 1...

Palmeiras joga em ‘pasto’, tem gol anulado e empata em 1 a 1 em BH

O Palmeiras viajou à Belo Horizonte na tarde do último sábado (27) para, no domingo, enfrentar os donos da casa, o Atlético-MG, pela oitava partida do Campeonato Brasileiro 2023.

VEJA MAIS > Atlético-MG e Palmeiras empatam em jogo com arbitragem polêmica

Prevendo maiores problemas por lesão, o lateral esquerdo Joaquín Piquerez, com desgaste muscular, não viajou com a delegação do Verdão para a capital mineira, permanecendo em São Paulo para, na Academia de Futebol, realizar trabalhos leves de recondicionamento e regeneração. Em sua vaga o técnico Abel Ferreira escalou Vanderlan.

A ideia de poupar Piquerez foi mesmo sensata, por parte do treinador do Palestra. Isto porquê o gramado do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, estava sem condições de ser usado para uma partida de futebol, em decorrência de muitas falhas e desníveis provocados por shows que ocorreram no local. Nessas condições, a probabilidade de um atleta sofrer alguma lesão é muito maior do que em campo regular ou, por exemplo, com grama sintética, como é o caso do disposto no Allianz Parque.

VEJA MAIS > Convocação da Seleção Brasileira deixa trio fora do Palmeiras

Durante o duelo, por vários momentos o atacante Hulk (Atlético-MG) fez gestos demonstrando as irregularidades do piso do Mineirão.

Em entrevista coletiva, após a partida, Abel Ferreira, crítico contumaz das condições de jogo no Brasil, citou seu ídolo Telê Santana que, em 1992, já reclamava dos gramados ruins, relatando os riscos físicos que representam a atletas profissionais.

O treinador do Palestra parabenizou o esforço de seus comandados e, em virtude do gramado impróprio, também dos jogadores do Atlético-MG que, segundo Abel, apresentaram um bom espetáculo, apesar do fator campo.

VEJA MAIS > Nada é para sempre; dois nomes para quando Abel deixar o Palmeiras

Aos 6 minutos da etapa inicial da partida o atacante Rony recebeu em profundidade, no meio de dois defensores do clube mineiro, dominou de cabeça, girou o corpo e, de bicicleta, acertou um belo chute no lado direito do goleiro Everson, marcando o primeiro gol do Verdão no confronto.

Orientado pelo árbitro de vídeo Rodrigo Ferreira (SC), Braulio da Silva Machado (FIFA) anulou o tento alviverde por impedimento. Entretanto, com imagens que circulam nas redes sociais contando, inclusive, com debates acalorados em programas esportivos de rádio e TV; não é verificada a irregularidade apontada pelo VAR.

Ao comentar a decisão da arbitragem, Abel Ferreira lembrou lance semelhante contra o Tombense, em Uberlândia dia 26 de abril passado, no jogo em que o Verdão classificou-se às oitavas de final da Copa do Brasil. Quando o Palmeiras já vencia por um a zero, o goleiro Felipe Garcia rebatou chute de Rony, deixando a bola aos pés de Luis Guilherme, que não perdeu a oportunidade e ampliou para o tetracampeão do torneio nacional. Mas o árbitro Ramon Abatti Abel anulou o tento apontando impedimento na origem do lance que gerou o gol. Naquela noite, a única câmera que a CBF tinha para o VAR registrou o momento em ângulo diagonal.

VEJA MAIS > Jogador do Palmeiras é oferecido ao Vasco

O técnico do Verdão também mencionou que, após o golaço feito por Rony, o bandeirinha permaneceu com seu instrumento abaixado, correndo em direção ao meio campo para assinalar, junto ao juiz da partida, o gol palmeirense. Abel reclamou da posição da câmera que registrou o suposto impedimento que cancelou a ‘pintura’ feita pelo atacante do Palestra.

Aos 44 minutos do primeiro tempo, em uma saída de bola errada por parte de Gómez, Pavón disparou contra a meta palmeirense, tirou do zagueiro Luan e mandou para as redes, sem chance de defesa para o goleiro Weverton.

No segundo tempo Dudu, depois de cruzamento de Rony, empatou a partida para o Verdão e assim, com empate em 1 a 1, terminou o duelo entre os clubes mineiro e paulista.

O Palmeiras está de volta à capital paulista para a breve preparação para o jogo de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na capital do Ceará, na próxima quarta-feira (31), contra o Fortaleza.

Podendo perder por, até, dois gols que garante a vaga às quartas de final do torneio nacional o Palmeiras deve entrar em campo, no Castelão, com elenco misto para, assim, proporcionar melhor tempo de recondicionamento e descanso físico aos titulares do time de Parque Antarctica.

MAIS PALMEIRAS
Publicidade

+ PALESTRA