quinta-feira, julho 4, 2024
InícioFutebolObservação contundente de técnico do Palmeiras ecoa na CBF; coincidência?

Observação contundente de técnico do Palmeiras ecoa na CBF; coincidência?

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) pretende realizar uma reformulação nos estaduais, a partir de 2026, com base na redução no número de disputas, como é o Campeonato Mineiro.

VEJA MAIS > Titular do Palmeiras desfalca time nos últimos jogos do Brasileirão

Após a vitória do Palmeiras no último sábado, por 3 a 0 sobre o Internacional, o técnico Abel Ferreira fez mais um dos seus sinceros, e coesos, desabafos quanto à maratona de partidas que, popularmente falando, ‘mói’ os jogadores e comissão técnica.

Por conta das eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo, elenco e comissão técnica receberam três dias de folga pós duelo contra o Colorado e se reapresentarão nesta quarta-feira (15), na Academia de Futebol do Palmeiras, que recebeu o volante Aníbal Moreno, reforço para 2024, para exames.

As pausas com as datas FIFA, nesta temporada, foram os únicos períodos encontrados para os jogadores e profissionais da comissão técnica do Palmeiras terem alguns poucos dias de descanso. A pesada maratona de jogos foi pauta de reclamação do treinador palmeirense, em sua última coletiva.

LEIA EM PALMEIRAS ONLINE > Fico de Abel Ferreira e lesões confirmadas | Palmeiras Agora

Coincidência, ou não; o colunista Danilo Lavieri, do UOL, publicou hoje que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) estuda uma reestruturação no calendário do futebol brasileiro, a partir de 2026. As mudanças não podem ser implementadas antes por conta dos contratos já celebrados até 2025.

A principal alteração deve ser no período de duração dos campeonatos estaduais, o que tem gerado desconforto nas federações como, por exemplo, na FPF (Federação Paulista de Futebol), que alerta para a queda nas receitas geradas aos clubes do Estado de São Paulo em caso de redução do Paulistão.

A ideia é otimizar as disputas em todas as 27 unidades federativas do Brasil, deixando as competições na configuração do Campeonato Mineiro, com 12 rodadas, em vez de 16, como são atualmente.

LEIA EM PORTAL DO PALESTRA > No returno, Palmeiras supera o dobro de pontos do Botafogo

No formato com 16 confrontos, a FPF fechou contrato de transmissão exclusiva com a Record TV até a temporada 2025. Isso fará os principais clubes do torneio embolsarem, pelo menos, R$ 30 milhões. O campeão de 2023, Palmeiras, faturou mais de R$ 50 milhões entre verbas de TV, premiação e bilheteria.

Ainda segundo Lavieri, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, tem se encontrado com os presidentes das federações estaduais para conversas sobre a importância de uma atualização nas disputas de cada unidade da federação, reduzindo o número de 16 para 12 rodadas.

Contraditoriamente, os times que mais reclamam da extensão dos torneios devem ser o que mais irão contestar a redução de jogos, em razão da queda no repasse de receitas das federações. Além dos clubes de São Paulo, os do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul também devem resistir.

Acompanhe nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
+ Siga-nos no TikTok
+ Siga-nos no Twitter
+ Siga-nos no Instagram
+ Curta nossa página no Facebook
+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

MAIS PALMEIRAS
Publicidade

+ PALESTRA