terça-feira, julho 2, 2024
InícioFutebolGlobo sugere denúncia do STJD contra Abel citando condenação de Calleri

Globo sugere denúncia do STJD contra Abel citando condenação de Calleri

Na noite deste domingo (28), Atlético-MG e Palmeiras se enfrentaram, no Mineirão, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, em um jogo com polêmicas dentro e fora de um campo, literalmente, minado.

VEJA MAIS > Palmeiras joga em ‘pasto’, tem gol anulado e empata em 1 a 1 em BH

O gramado do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, está em péssimas condições e não oferece, sequer, segurança aos jogadores, expostos à lesões em virtude de um piso imperfeito, repleto de desníveis e buracos. Mesmo assim, a oitava partida do Campeonato Brasileiro entre Atlético-MG e Palmeiras, foi realizada na capital mineira.

Sem Piquerez, que ficou em São Paulo tratando desgaste muscular, o Palmeiras entrou em campo com Vanderlan, em sua vaga, e Marcos Rocha, reassumindo a titularidade depois de ficar fora dos gramados, recuperando-se de lesão na coxa esquerda, desde o dia 26 de abril passado. Durante o período a vaga do lateral ficou com Mayke.

Aos 6 minutos da etapa inicial de jogo, Gustavo Gómez afastou a bola na lateral esquerda do campo defensivo do Verdão e acabou ligando Rony, no contra-ataque. Próximo à entrada da área o atacante do Palmeiras dominou, de cabeça, girou o corpo e acertou um golaço, de bicicleta, contra a meta do goleiro Everson.

VEJA MAIS > Atlético-MG e Palmeiras empatam em jogo com arbitragem polêmica

À beira do gramado o lance foi, corretamente, acompanhado por um dos auxiliares do árbitro FIFA Braulio da Silva Machado. No momento em que a bola entra no gol do Galo, o bandeirinha corre para o meio do campo com seu instrumento abaixado, validando o gol do atacante do Palestra.

Instantes depois, por orientação de Rodrigo Ferreira, árbitro do VAR, Machado anulou o gol do Palmeiras.

As imagens que relatam o impedimento do ‘Rústico’ não são claras, tampouco confiáveis. Segundo a CBF, uma única câmera registrou a suposta irregularidade e, como aconteceu na partida contra o Tombense, pela Copa do Brasil, dia 26 de abril – fato recordado pelo técnico Abel Ferreira em entrevista coletiva – a imagem foi feita em ângulo diagonal.

Quando o jogo estava nos minutos finais do primeiro tempo, Gustavo Gómez saiu errado e entregou a bola nos pés Cristian Pavón que disparou em direção à area do Palmeiras, desviou do zagueiro Luan e mandou para o gol, sem chance de defesa ao goleiro Weverton.

VEJA MAIS > Convocação da Seleção Brasileira deixa trio fora do Palmeiras

O Palestra empatou com Dudu, no segundo tempo, que cabeceou bola cruzada por Rony. E terminou assim o oitavo jogo do Campeonato Brasileiro 2023; com empate em um a um, em um gramado sem condições para uma partida de futebol e com gol anulado por suposto impedimento cujas imagens não convencem que, de fato, aconteceu.

Após o duelo entre os clubes, na zona mista, o jornalista Pedro Spinelli registrava, com seu celular, uma discussão entre o diretor de futebol da Sociedade Esportiva Palmeiras Anderson Barros e o quarto árbitro Ronei Cândido Alves. Nesse momento, Abel Ferreira chegou e tirou o celular das mãos do repórter da Globo Minas. A cena foi registrada por outro jornalista, da Rádio Itatiaia.

Em coletiva o técnico palmeirense reconheceu o excesso e se desculpou, perante a todos os jornalistas presentes.

Entretanto, o portal ‘ge’ publicou matéria, nesta segunda-feira (29), em que relata o episódio envolvendo o treinador do Palmeiras e sugere que ele seja denunciado, pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva – assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva, cuja pena é de uma a seis partidas de suspensão.

O artigo cita, inclusive, condenação do centroavante Jonathan Calleri, do São Paulo, que jogou no chão o celular de um torcedor palmeirense, ano passado, no Allianz Parque. Na época o atleta pagou R$ 30 mil de multa e gravou vídeo se desculpando com o torcedor.

MAIS PALMEIRAS
Publicidade

+ PALESTRA