quinta-feira, julho 4, 2024
InícioCampeonato BrasileiroChoque-Rei tem mais gols do Palmeiras; veja retrospecto

Choque-Rei tem mais gols do Palmeiras; veja retrospecto

São Paulo e Palmeiras se enfrentam neste domingo (11), pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023, antes da parada para o calendário Fifa com os dois amistosos da Seleção Brasileira, dias 17 e 20 de junho.

VEJA MAIS > Atleta rendeu mais de R$ 10 mi ao Palmeiras em 1 minuto

O confronto do próximo domingo (11) no Morumbi, último antes da parada de 10 dias no futebol brasileiro, vai colocar São Paulo e Palmeiras frente a frente pela 341ª (trecentésima, quadragésima, primeira – ufa) vez, desde 1930.

Apelidado de “Choque-Rei” na década de 40 pelo jornalista e comentarista esportivo italiano, radicado no Brasil, Thomaz Mazzoni (1900-1970) de A Gazeta Esportiva – em virtude de os clássicos, na década de 40, receberem mais de 110 mil torcedores no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi -; os duelos entre os clubes paulistas apresentam números bastante equilibrados e até a vantagem do Palmeiras no saldo de gols, ante o adversário, é modesta; apenas 4 tentos.

VEJA MAIS > Palmeiras vira na Libertadores e dá ‘segunda’ alegria da noite à torcida

Nas 340 partidas disputadas, até aqui, o número de vitórias é o mesmo para tricolores e Alviverdes: 114. Foram 112 empates com 438 gols marcados pelo São Paulo e outros 442, pelo Palmeiras. O último Choque-Rei terminou empatado em 0 a 0, no Allianz Parque, em jogo válido pela 3ª rodada do Campeonato Paulista 2023, dia 22 de janeiro.

Apesar do resultado do último confronto entre as equipes, pelo Campeonato Brasileiro, também ter sido um empate sem gols, na 32ª rodada da última edição do torneio, em outubro de 2022; dos últimos dez embates, na competição, o Verdão venceu 4, contra 2 triunfos do, também apelidado por Mazzoni, “clube da fé”.

VEJA MAIS > Depois de eliminação criminosa, Palmeiras vai à revanche

Com 19 pontos e na vice-liderança do Brasileirão, o time de Abel Ferreira ainda não perdeu nenhum jogo e tem saldo de três gols sobre o Botafogo, líder com 21 pontos.

O elenco do São Paulo, com a chegada do técnico Dorival Júnior, tornou-se competitivo, deixando pra trás um histórico de uma temporada que começou relevando o quanto ia sofrer o torcedor são paulino quando, na estreia do time no Paulista 2022, perdeu para o Guarani, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, por 2 a 1, em Campinas.

Sem disputar uma edição da Conmebol Libertadores desde 2021, o São Paulo é o líder do Grupo D da Copa Sul-Americana com 13 pontos. No torneio continental, o clube do Morumbi marcou 11 gols e não tomou nem um.

VEJA MAIS > Com títulos no Rio, meia diz que só Palmeiras lhe deu projeção

No domingo o Palmeiras vai chegar na zona sul da capital paulista levando na bagagem a vitória, de virada, por 4 a 2 contra o Barcelona de Guayaquil pela 5ª rodada da Libertadores. Já o clube anfitrião receberá o elenco de Abel Ferreira depois de derrotar o Tolima, em seus domínios, por 5 a 0, pela Copa Sul-Americana.

O duelo tem sabor de revanche pela eliminação do clube de Parque Antarctica das oitavas de final da edição 2022 da Copa do Brasil, no Allianz Parque, pelo rival. Na ocasião, depois de perder o jogo de ida, no Morumbi, por 1 a 0, o Palmeiras venceu a partida de volta por 2 a 1, resultado que levou a decisão para os pênaltis e encaminhou o São Paulo às quartas de final do torneio vencido pelo Flamengo.

Antes do pênalti que deu origem ao gol do clube rival, cujas “glórias vem do passado”, houve um lance de impedimento do centroavante Jonathan Calleri, ignorado pelo VAR e pelo árbitro Leandro Vuaden. A CBF se manifestou, dias depois, admitindo o erro da comissão de arbitragem da partida e ‘ficou por isso mesmo’.

Siga-nos em nossas redes e receba mais conteúdos do Palestra
Facebook
Instagram
Twitter
YouTube

MAIS PALMEIRAS
Publicidade

+ PALESTRA