quinta-feira, julho 4, 2024
InícioFutebolAtlético-MG e Palmeiras empatam em jogo com arbitragem polêmica

Atlético-MG e Palmeiras empatam em jogo com arbitragem polêmica

Na noite deste domingo (28), pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023, o Atlético-MG recebeu o Palmeiras, no Mineirão, em partida que terminou empatada em 1 a um.

VEJA MAIS > Convocação da Seleção Brasileira deixa trio fora do Palmeiras

Num gramado impróprio para a disputa de uma partida de futebol, Atlético-MG e Palmeiras se enfrentaram pelo torneio nacional em um Mineirão com 53.236 torcedores (renda: R$ 2.199.727,10).

O técnico argentino Eduardo Coudet não pode contar com Maurício Lemos, Pedrinho e Allan, enquanto o português Abel Ferreira não teve, à sua disposição, Murilo, Atuesta, Giovani e Piquerez que, no sábado (27), por desgaste muscular, não embarcou com a delegação alviverde para Belo Horizonte.

A decisão de poupar o uruguaio vem em prevenção à lesões mais sérias que podem acontecer, especialmente, em gramados como o do Estádio Governador Magalhães Pinto, hoje, repleto de falhas e desníveis decorrentes de shows que tem sido realizados no campo.

VEJA MAIS > Palmeiras não terá avião com suas cores

Contando com Vanderlan na vaga de Joaquín Piquerez, o Palmeiras entrou em campo com outra novidade no elenco; Marcos Rocha como titular. Sua última partida nesta condição foi dia 26 de abril quando – depois de vencer o primeiro jogo por 4 a 1 – o Palmeiras empatou com a Tombense em 1 a 1, no jogo 2 da terceira rodada da Copa do Brasil 2023. A partir daquela noite, por lesão na coxa esquerda, o lateral ficou afastado e só voltou a jogar no último dia 24, em parte do segundo tempo contra o Cerro Porteño, em Asunción, na vitória do Palestra por 3 a zero.

A jogada mais bonita de toda a rodada – pode ter certeza – aconteceu quando o relógio marcava 6 minutos e meio de partida. Lançado em profundidade, Rony dominou, de cabeça, entre dois marcadores adversários, girou o corpo e acertou um lindo chute, de bicicleta, no lado direito do goleiro Everson.

No momento do lance o árbitro Braulio da Silva Machado confirmou o gol para o Palmeiras. Porém, Rodrigo Ferreira, responsável pelo VAR, orientou o juiz da partida a anular o tento alviverde por impedimento do atacante.

VEJA MAIS >Assinou; empresário de atacante comemora contrato com Palmeiras

Nos debates e comentários durante e pós jogo, em diferentes programas esportivos de rádio e TV, a opinião é quase unânime; não houve impedimento.

O que houve foi um erro crasso, como tantos outros que são cometidos por diferentes profissionais do apito, em variadas competições.

Depois do lance o primeiro tempo seguiu com bons lances para ambos os lados.

Aos 42 minutos o Galo disparou, em contra-ataque, mas Hulk mandou a bola para a linha de fundo. Porém, dois minutos depois, em novo tiro do clube mineiro, Pavón desviou de Luan e mandou para a rede, sem chance de defesa pelo goleiro Weverton.

Ainda no primeiro tempo, aos 46 minutos, Raphael Veiga recebeu o terceiro cartão amarelo e, por isso, ficará fora da 9ª rodada do Brasileirão, no próximo domingo, no Allianz Parque, contra o Coxa.

Na etapa final Abel Ferreira manteve a decisão de poupar seus atletas e, nos últimos 15 minutos do tempo regulamentar, tirou de campo Veiga, Marcos Rocha e Rony. Antes, Dudu já havia sido sacado do elenco.

O empate em 1 a 1 deixa o Verdão com 16 pontos na tabela do nacional, permanecendo como vice-líder, atrás do Botafogo, com 21 pontos.

O Palestra retorna à São Paulo e deve poupar seus principais jogadores, neste início de semana, mesmo tendo jogo no meio dela. Isto porque a vantagem do Verdão para o jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Fortaleza, é de dois gols. O confronto vai acontecer no Castelão, na próxima quarta-feira (31), às 19h

MAIS PALMEIRAS
Publicidade

+ PALESTRA